A Caixa Econômica Federal, principal instituição bancária do Governo Federal, é responsável por efetuar o pagamento de diversos programas sociais. Um deles, por exemplo, é o saque do FGTS e do saque aniversário. O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que é um projeto criado destinado exclusivamente para a classe trabalhadora do país.
Desde que a mesma tenha sido registrada em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). Nesta quinta-feira (1º de julho) o banco está liberando uma nova rodada de saques. Abaixo poderá encontrar mais informações a respeito, principalmente sobre o calendário do programa.
Calendário do saque do FGTS por aniversário
O calendário do saque do FGTS, seguindo pela data de aniversário do participante, já está sendo cumprido a um bom tempo pela Caixa Econômica Federal. Confira abaixo:
- Primeiramente, quem nasceu em janeiro, tem de 1º de janeiro até 31 de março para receber
- Posteriormente, nascidos em fevereiro tem de 1º de fevereiro até 30 de abril para sacar
- Depois, quem nasceu em março, deve sacar de primeiro de março a 31 de maio
- Para nascidos em abril, o período é de 1º de abril até 31 de junho
- Quem nasceu em maio, pode sacar de 1º de maio até 30 de julho
- Já os nascidos em junho, o benefício do saque do FGTS está disponível de 1º de junho até 31 de agosto
- Julho está disponível desde o primeiro dia do mês até 30 de setembro
- Para quem nasceu em agosto vai do dia 1º do mês até 29 de outubro
- Em setembro, o benefício vai do dia 1º até 30 de novembro
- Outubro é a partir do dia 1º até 31 de dezembro
- Nascidos em novembro recebem de 1º de novembro até 31 de janeiro de 2022
- E por fim, quem nasceu em dezembro recebe do dia 1º de seu mês até 28 de fevereiro de 2022
Quantias liberadas no saque do FGTS
A Caixa Econômica Federal estará liberando até R$ 2.900,00 reais para saque dos beneficiários nesta quinta-feira (1º de julho). E isso, os beneficiários poderão sacar uma parte, chegando mesmo a quase o valor integral de seus benefícios, dependendo de quanto têm disponível.
Por exemplo, para contas que possuem até R$ 500,00 disponíveis no saldo, as pessoas poderão retirar até 50% do valor total. Quando mais tiver na conta, menor é o percentual no qual o trabalhador poderá sacar ao ano.
Caixa administra diversos projetos
Além do saque do FGTS, a Caixa Econômica Federal também administra outros projetos do Governo Federal. Como por exemplo o auxílio emergencial, e também, a antecipação do 13º salário do INSS. Sem falar em até mesmo o Bolsa Família, que está próximo de passar por uma reforma, segundo o presidente da república, Jair Bolsonaro.
O PRONAMPE, que é um projeto de linha de créditos para empresas, também está de volta para 2021. Entretanto, esta conta com a participação de outras instituições financeiras, além da própria Caixa. Portanto, consulte-se com sua empresa.