quinta-feira, outubro 28, 2021

Saque do PIS/PASEP vai acabar; saiba a data limite para receber

O PIS/PASEP é um dos principais benefícios pagos no Brasil, por parte do Governo Federal. O programa social é totalmente voltado para a classe trabalhadora do país. Desde que, claro, o funcionário seja registrado em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

E principalmente se não tiver sido demitido por justa causa. Recentemente, haviam muitos rumores sobre o futuro do projeto, e agora, temos uma resposta definitiva a respeito. O governo deverá encerrar o pagamento do benefício para este ano de 2021, já neste último dia do mês de junho. E depois disso, a quantia ficará impossibilitada de ser sacada.

Calendário do saque PIS/PASEP

Caso você tenha interesse em sacar o seu PIS/PASEP, é necessário respeitar o calendário oficial do programa social. Confira abaixo as datas:

  1. Primeiramente, nascidos em janeiro e fevereiro podem sacar de 19 de janeiro de 2021 até 30 de junho
  2. Posteriormente, quem nasceu em março, abril, maio e junho podem sacar de 11 de fevereiro de 2021 até 30 de junho
  3. Disso, nascidos em julho podem sacar de 16 de julho de 2020 a 30 de junho de 2021
  4. Para quem nasceu em agosto, pode sacar de 18 de agosto de 2020 a 30 de junho de 2021
  5. Aniversariantes de setembro tiveram o saque liberado em 15 de setembro de 2020, e podem sacar até 30 de junho de 2021
  6. Para quem nasceu em outubro, o saque vai de 14 de outubro de 2020 até 30 de junho de 2021
  7. Nascidos em novembro que queiram sacar o PIS/PASEP, podem movimentar a quantia desde 17 de novembro, até 30 de junho de 2021
  8. E por fim, para quem nasceu em dezembro, o saque vai de 15 de dezembro de 2020, até 30 de junho de 2021

Leia também: Pente fino do INSS pode cortar mais de 600 mil benefícios

Valores do PIS/PASEP

Vale a pena lembrar, antes de mais nada, que esta rodada do benefício é equivalente para o ano base 2019. E disso, os trabalhadores só poderão sacar estes valores desde que correspondam as exigências do programa. Além de que também deverão ter trabalhado por pelo menos 30 dias, de carteira assinada, sob este período.

Com relação ao valor do PIS/PASEP, o máximo que pode ser sacado é R$ 1.100,00, ou seja, o correspondente a um salário mínimo. Para parcelas menores, cada uma equivale a R$ 88,00. Portanto, se multiplicar este valor pelos 12 meses, dá exatamente a mesma quantia.

Onde sacar os benefícios

Com relação ao PIS/PASEP e onde sacar o benefício, saiba que você tem até duas opções diferentes. No caso do PIS, o mesmo pode ser sacado apenas na Caixa Econômica Federal. Enquanto que o PASEP, pode ser retirado apenas no Banco do Brasil. Isso porque, a Caixa serve para todos os funcionários de empresas privadas e particulares, que são contribuintes da previdência social.

Entretanto, o Banco do Brasil atende a todos os servidores públicos do governo, e por isso, recebem os pagamentos em um banco diferente. O PIS muitas vezes ainda pode ser acessado por meio do aplicativo do principal banco do Governo Federal.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui