O Estado do Mato Grosso é uma das regiões brasileiras que mais foi afetada pela pandemia do Covid-19. Até porque, muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos e tiveram suas jornadas afetadas. O que com certeza afetou e muito na economia da região. Além disso, muitas escolas e instituições de ensino também foram forçadas a fecharem seus empreendimentos, mesmo que por tempo momentâneo.
Disso, mostrando estar se recuperando, toda a rede estadual está abrindo suas matrículas escolares para o próximo ano. Isso por meio do programa SEDUC MT, que é justamente o assunto que será tratado aqui nesse artigo.
Confira também: SENAI de Manaus abre mais de 1.700 vagas
SEDUC MT abre inscrições
Vale a pena citar que a matrícula do SEDUC MT foi aberta oficialmente pelo governo do estado da região na última semana. Como por exemplo, a mesma foi iniciada oficialmente na última quarta-feira (1º de dezembro). E para poder participar, saiba que é necessário efetuar um cadastramento virtual.
O mesmo deverá ser feito somente por pais e responsáveis legais dos estudantes. Lembrando que após tal fase de cadastro, os mesmos terão que fazer um procedimento presencial, na unidade escolar. Portanto, é necessário se atentar a todas as observações que as escolas em questão possam listar para os pais.
Leia mais: Gabarito do ENEM é divulgado
Como se cadastrar no SEDUC MT
Se você tem interesse em participar do SEDUC MT, é necessário efetuar um pequeno cadastro antes. Isso, inclusive, já foi citado anteriormente. Para tal, você pode entrar no site oficial da instituição de ensino. O mesmo está disponível no endereço eletrônico http://www.seduc.mt.gov.br/.
Lembrando ainda que os alunos da região de Cuiabá terão um calendário específico para que possam participar e se inscrever. Esse que vai dos dias 10 até 14 de janeiro. Já para os demais locais de todo o Mato Grosso, o atendimento será de 11 a 14 de janeiro. E claro, o horário de atendimento é sempre em horário comercial. Ou seja, das 8h às 18h, desconsiderando finais de semana.
Depois de efetuar o cadastro, é necessário e até mesmo aconselhado que os participantes verifiquem se suas matrículas foram validades. Isso por meio do site oficial da instituição. Ou então, no caso dos pais, e do próprio aluno ser maior de 18 anos, é necessário que o mesmo ainda compareça até uma unidade de ensino listada pelo governo da região. Isso, claro, até o dia 17 de janeiro, para que possa realizar sua validação da matrícula escolar. Lembre-se, entretanto, que é necessário apresentar alguns documentos.
Veja ainda: SENAI GO oferece mais de 900 vagas
Documentos a se apresentar
Vale a pena lembrar também que o SEDUC MT requere alguns documentos a serem apresentados por cada participante. Como por exemplo:
- Documentos pessoais de identidade do aluno, como o RG e o CPF
- Posteriormente, uma fatura de energia elétrica. Isso para servir como um comprovante de residência atualizado
- Então, um histórico escolar ou seus atestados de transferência. Disso, um tipo do grupo sanguíneo e fator RH do aluno
- Seguindo, um cartão atualizado de vacina do aluno. Sem falar também em um atestado médico oftalmológico do aluno
- Para alunos com deficiência, é necessário avaliação de psicopedagogia e um laudo médico