segunda-feira, novembro 29, 2021

SENAI abre vagas para mais de 30 cursos gratuitos online de capacitação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma das principais instituições de ensino do Brasil. A mesma é totalmente voltada para a indústria, e oferece diversos cursos de iniciação profissional. Além disso, também conta com aulas de qualificação e aperfeiçoamento, com duração que varia de dias a muitos meses.

Existem até mesmo cursos técnicos que correspondem a 800 horas, ou seja, a um ano. O Curso de Tecnologia de Indústria Química e Têxtil (CETIQT) foi um dos setores que abriu mais de 30 cursos online, e totalmente gratuitos, para os interessados. E o melhor de tudo é que segundo a entidade, os dez melhores alunos ganharão bolsa integral para cursos de graduação e pós-graduação.

 

SENAI tem parceria com a UNICEF

Além das informações acima, vale a pena citar que o SENAI também parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Há pouco tempo foi criado o 1MiO-UNICEF, que possui 20 cursos de iniciação profissional e aperfeiçoamento. Estes que possuem duração de 4 a 30 horas, totalmente online e gratuitos, com autoinstruções.

E o melhor de tudo é que não um limite de vagas pré-estabelecido. Entretanto, existem um requisito que é obrigatório cumprir. Este é que o programa é destinado exclusivamente para jovens, desde que tenham de 14 a 24 anos de idade.

SENAI no Emprega Mais

O SENAI também está em busca de requalificar gratuitamente diversos trabalhadores da indústria. Isso dando uma formação para que desempregados ocupem vagas em diversos setores. Somente em abril, por exemplo, a instituição ofereceu 33 mil vagas em 26 estados diferentes, para qualificação e aperfeiçoamento profissional.

As aulas tinham uma carga horária média entre 120 e 240 horas. Segundo a instituição, aproximadamente 50 mil vagas serão abertas em 23 estados, de maio a agosto. E as indústrias podem requisitar os cursos para a escola, sem falar em pessoas, que podem buscar os mesmos na loja da instituição.

Balanço oficial do SENAI

Somente no ano passado, o SENAI 2021 teve uma média de 459 mil matriculas gratuitas que foram efetuadas na instituição. E neste ano, apenas nos três primeiros meses, ou seja, de janeiro a março, 265 mil matrículas foram feitas. Isso já corresponde a uma porcentagem de 57% do total de 2020. A justificativa é que mais pessoas estão sendo encorajadas a voltarem ao ensino presencial. Sem falar que cada vez mais vagas online também estão sendo criadas, principalmente para aqueles que têm medo de comparecer até uma das diversas unidades da escola.

Agora, a expectativa é de que os números de abril a junho talvez já ultrapassem toda a média que foi alcançada no último ano. Sem falar que, para o segundo semestre, podem chegar até mesmo na casa dos 750 mil alunos matriculados, se continuar neste ritmo. De qualquer forma, cada vez mais pessoas, e até mesmo empresas, estão buscando uma melhor qualificação profissional. Até porque, por conta da pandemia do Covid-19, ter o melhor aprendizado e experiência profissional pode ser algo extremamente importante. Seja para manter o seu emprego, ou até mesmo para obter algum novo, dependendo das especificações.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui