segunda-feira, outubro 25, 2021

Simulação de aposentadoria: Como realizar o cálculo

A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos benefícios mais esperados pela população brasileira. Isso porque, o mesmo garante uma boa quantia financeira para quem trabalhou por mais de 15 ou 20 anos, e ainda contribuiu para a previdência, neste período.

Claro que existem outros tipos de aposentadoria, como a especial ou a por invalidez, que possuem requerimentos diferentes. Apesar disso, em todas, é possível realizar uma simulação de aposentadoria. Isso para saber o quanto você tem a receber pela entidade do Governo Federal. E neste artigo, estaremos explicando melhor como pode fazer este cálculo.

Canais da simulação de aposentadoria

Muitas pessoas não sabem que é possível fazer sua simulação de aposentadoria sem precisar sair de casa. E agora, meio a pandemia do Covid-19, é até indicado que as pessoas não saiam de casa com muita frequência. Disso, o procedimento ganha ainda mais força para ser feito digitalmente.

Na verdade, o Instituto Nacional do Seguro Social disponibilizou dois caminhos diferentes. Tudo para que você possa calcular o valor de seu benefício, antes de solicitar o mesmo. No caso, é possível realizar tal simulação por meio do site oficial do Meu INSS, ou então, até mesmo baixando o aplicativo da entidade, em seu aparelho celular.

Veja também: Agências do INSS: Como vai ficar o atendimento durante o feriadão?

Como fazer sua simulação de aposentadoria

Caso tenha interesse em fazer sua simulação de aposentadoria, o procedimento é bastante simples. Na verdade, até separamos para você um passo a passo com todas as instruções. Isso claro, para te auxiliar com o acesso à informação e também sanar todas suas dúvidas a respeito do assunto. Siga abaixo:

  1. Primeiramente, terá que escolher por qual caminho vai fazer a simulação. Esta pode ser por meio do site oficial do Meu INSS, ou então, pelo aplicativo em seu aparelho celular
  2. Disso, terá que fazer um login na plataforma com seu cadastro. Caso ainda não tenha registro, poderá fazer o mesmo na hora
  3. Então, já logado no sistema da entidade do Governo Federal, terá que procurar pelo botão de Simulador de Aposentadoria, na tela inicial
  4. Disso, terá na tela seguinte alguns procedimentos a serem feitos para efetuar sua simulação de aposentadoria. Como por exemplo, confirmar algumas informações referentes ao seu caso
  5. Feito isso, basta enviar todos os dados preenchidos na plataforma, para ter a resposta referente a sua solicitação. Se ainda tiver alguma dúvida, poderá entrar em contato com a central de atendimento da entidade, no número 135

Veja também: PIX: Governo aumenta limite de valor de transações digitais

O que a simulação de aposentadoria oferece?

Muitos têm dúvidas sobre o que a simulação de aposentadoria tem a oferecer para os interessados. Na verdade, este é um sistema bastante completo, que revela muitos dados que você talvez tenha curiosidade em saber. Como por exemplo, todas as modalidades disponíveis que você pode receber com o seu perfil, além de mostrar o tempo de contribuição com a previdência, que você tem.

Isso sem falar se tem direito a mais algum outro benefício, sem ser a aposentadoria. O sistema também faz cálculos com base no tempo de contribuição da pessoa, e na aposentadoria por idade.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui