sábado, junho 19, 2021

Simulação INSS: Como simular o valor da sua aposentadoria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. O mesmo tem como principal objetivo pagar diversos benefícios para aqueles que contribuem com a previdência social. Independentemente se são descontados em folhas, com carteira assinada, ou se fazem alguma colaboração por conta própria, como o caso de pessoas jurídicas e trabalhadores freelances.

Disso, surgem muitas dúvidas de como e quais são os valores a serem recebidos pelos beneficiários. Neste caso, há a possibilidade de efetuar a simulação INSS, para verificar isso. Neste artigo, estaremos falando mais a respeito, para sanar todas suas dúvidas.

simulação INSS

Simulação INSS e os tipos de benefício

Antes de efetuar sua simulação INSS, saiba que existem diferentes tipos de benefícios oferecidos pela entidade do Governo Federal. O Instituto Nacional do Seguro Social conta, por exemplo, com diversos tipos de aposentadorias diferentes. Aqui poderá solicitar a aposentadoria por idade, por contribuição, por doença e até mesmo por invalidez.

Além disso, há também pensionatos dos mais variados. Mas claro, é crucial que você seja um contribuinte da previdência social. Caso contrário, nunca será elegível para poder receber um dos programas sociais. E não é preciso ser registrado em carteira para tal. Existem diferentes modos de contribuir.

Onde fazer a simulação INSS?

Caso você queira fazer sua simulação INSS, saiba que existem alguns caminhos para tal. O primeiro deles é por meio do site oficial da entidade, no Meu INSS. Disso, terá que fazer seu login com o usuário e senha cadastrado. Caso ainda não tenha um, poderá fazer na hora. Feito isso, basta procurar no menu a opção simulador de aposentadoria.

Clique no mesmo e preencha os dados. Além desta alternativa, também poderá fazer isso por meio do aplicativo, em um aparelho celular. E de última opção, poderá também telefonar na central de atendimento da empresa. Esta pode ser acessada no número 135.

Informações obtidas na simulação INSS

Na simulação INSS, é possível obter diversos tipos de informações diferentes. Como por exemplo, se o segurado tem ou não o direito de receber algum benefício da entidade. Ou então, quanto tempo de contribuição para a previdência social que o beneficiário tem.

Sem falar em todas as modalidades de aposentadorias e pensionatos que são oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Disso, o sistema também pode calcular a aposentadoria por tempo de contribuição, além de claro, a aposentadoria por idade. Você ainda poderá editar os dados, caso sinta que haja algum erro nos cálculos.

Informações sobre as contribuições

Antes de fazer a simulação INSS, é necessário que saiba algumas coisas a respeito da entidade. Primeiramente, para você pode receber algum benefício da mesma, independentemente de qual seja, será necessário que seja um contribuinte da previdência social. E isso é obrigatório.

Poderá ser por meio de carteira assinada, tendo seu desconto em folha salarial, ou até mesmo por contribuição voluntária, trabalhando como pessoa jurídica. Entretanto, saiba que se você for MEI, caso atrase a contribuição, a partir de julho deste ano, ela não contará mais para o INSS. Portanto, tenha certeza de sempre pagar suas contribuições em dia.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui