quinta-feira, setembro 16, 2021

SISU 2021/2 abre a consulta de vagas disponíveis

O Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021) é um programa educacional brasileiro. O mesmo é administrado pelo Ministério da Educação com um único objetivo. O de promover uma boa ajuda para os estudantes que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior. Isso por meio de bolsas de ensino que são criadas.

Desde que claro, sejam para universidades públicas, independentemente de serem estaduais ou federais. A entidade do Governo Federal anunciou nesta semana que está oficialmente aberto o período de consulta de vagas para o projeto. Portanto, se você já concluiu o ensino médio e tem interesse em participar, fique ligado neste artigo.

Calendário oficial do SISU 2021

O Ministério da Educação também divulgou o calendário oficial do SISU 2021, para todos os interessados. Confira abaixo todas as datas:

sisu 2021
SISU 2021/2 abre a consulta de vagas disponíveis

  1. Primeiramente, as inscrições devem acontecer de 3 a 6 de agosto
  2. Posteriormente, a atualização da nota de corte será feita de 4 a 6 de agosto
  3. Disso, o resultado sairá em 10 de agosto, com as matrículas indo de 11 a 16 de agosto
  4. A manifestação da lista de espera acontecerá apenas de 10 a 16 de agosto
  5. O resultado da lista de espera acontecerá somente em 18 de agosto. E já a convocação da lista de espera apenas no dia seguinte

SISU 2021 utiliza o ENEM para corte

Vale a pena lembrar que o SISU 2021 utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para selecionar seus participantes. Disso, todos aqueles que desejam ingressar em uma universidade pública, por meio deste projeto, sequer precisam participar do vestibular. Claro, que se optarem por o fazer, é mais um meio que podem utilizar para o ingresso. Mas, caso tenham tido uma boa participação no ENEM, poderão ficar apenas com estes. E falando em nota, existe um critério a ser cumprido, para poder participar no mesmo. A nota mínima aceita no teste é de 450 pontos.

Sem falar que não é permitido que você zere na redação. Além disso, quanto maior sua nota, mais chances de ingressar você tem. Além de que, quanto mais popular e concorrido for o curso, maior será a nota de corte do exame. Lembrando que o SISU 2021 aceita as notas dos testes que foram realizados apenas de 2010 em diante. Caso não seja a sua situação, então, terá que se cadastrar para a edição deste ano. Mas, perderá a inscrição para o segundo semestre do projeto. Até porque, o ENEM deste ano está previsto para acontecer apenas nas duas últimas semanas do mês de novembro.

Mais programas educacionais

Além do SISU 2021, existem alguns outros programas educacionais que também utilizam a nota do ENEM como corte. Estes são o PROUNI e o FIES. O primeiro deles é bastante parecido com o SISU, até porque, também oferece bolsas de estudo. Mas, estas são destinadas exclusivamente para instituições de ensino superior, privadas.

Ou seja, aquelas que contam com mensalidade e matrícula paga. O FIES é um projeto de financiamento, também para faculdades particulares. Nesta você poderá ter o valor de seu curso coberto integralmente, ou de modo parcial. E disso, só precisará pagar o mesmo após sua formação.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui