domingo, outubro 24, 2021

SISU 2021: candidato pode consultar vagas disponíveis nas universidades

Ainda nesta semana, todos os estudantes do Brasil deverão ter acesso a um dado importante do SISU 2021. No caso, estes poderão ter acesso ao número de vagas em cada universidade de suas preferências. Sem falar que, as regras de cada uma delas, e principalmente, as notas de corte para cada curso.

Lembrando que as inscrições nas faculdades por meio deste programa só serão liberadas a partir do mês de abril. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações importantes a respeito do assunto. Desde como o SISU funciona, a como os estudantes em questão poderão se matricular nas instituições de ensino superior.

O que é o SISU 2021

Em tese, o Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021) é funciona como uma plataforma digital, desde 2010. A mesma foi desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) por um único motivo: ajudar os estudantes a ingressarem em instituições de ensino superior. Até porque, o mesmo utiliza todas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como forma de processo seletivo.

Disso, todas as universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais, criam notas de corte em seus cursos. Isso claro, baseado na concorrência, popularidade e qualidade destes. É necessário consultar sua instituição de ensino de preferência para saber mais sobre as vagas.

Veja também: SENAC, SESI e SEBRAE abrem vagas para cursos EaD e presenciais

Cronograma oficial do SISU 2021

Apesar de todo o atraso com o ENEM, e com a pandemia do Covid-19, o SISU 2021 ainda deverá ser utilizado pelos estudantes. Na verdade, existe até um calendário oficial com todas as datas. Siga abaixo para descobrir as informações:

  1. Primeiramente, as inscrições do programa vão de 6 a 9 de abril
  2. Posteriormente, o resultado da chamada única acontecerá em um dia único, em 13 de abril
  3. A matrícula ou registro acadêmico deverá ser feito de 14 a 19 de abril
  4. E por fim, a manifestação de interesse em participar da lista de espera vai de 13 a 19 de abril

Como será a edição do SISU 2021?

Por conta do atraso do ENEM, que não foi realizado em 2020, mas sim neste ano, muitos se perguntam sobre como funcionará o SISU 2021. O mesmo atuará normalmente, utilizando as notas do exame que foram realizados em janeiro.

A diferença é que todo o processo sofreu um adiantamento de poucos meses. Mas, de resto, todo o procedimento permanece o mesmo. Lembre-se de consultar o calendário de datas para que não perca a vaga em sua universidade de preferência.

Como verificar as vagas?

Existem diversos modos de você verificar as vagas e disponibilidades de cursos por meio do SISU 2021. De longe, o melhor modo é por meio das próprias instituições de ensino superior de sua preferência. Em boa parte dos casos, elas costumam disponibilizar em seus sites oficiais uma tabela com todos os cursos aceitos no programa.

E mais, quais são as notas de corte de cada uma delas. Lembrando que cursos mais populares, como medicina, por exemplo, são os que possuem notas de corte maiores. O site do SISU também oferece uma pequena lista de universidades que são cobertas no programa, em caso que você tenha interesse em saber quais são.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui