sábado, junho 19, 2021

SISU 2021: confira as datas e veja como se inscrever

O Sistema de Seleção Unificado (SISU 2021) é um dos principais programas educacionais do Brasil. O mesmo foi desenvolvido pelo Ministério da Economia (MEC), e oferece vagas em diversas universidades públicas pelo país. Independentemente de elas serem federais, ou simplesmente estaduais. Todas estas utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como corte para as vagas e os estudantes interessados.

Portanto, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre este assunto. E, principalmente, divulgaremos também o calendário do projeto, que já foi divulgado pelo Governo Federal. As inscrições já devem começar a acontecer a partir da próxima semana.

SISU 2021

Calendário SISU: acompanhe as datas

Segundo divulgação feita pelo Ministério da Educação, existem até cinco períodos diferentes correspondentes ao SISU 2021. Abaixo, separamos os mesmos para você, para que possamos facilitar seu acesso a informação. Siga:

  1. Primeiramente, de 6 a 9 de abril, é o período das inscrições
  2. Posteriormente, em 13 de abril, será o resultado da chamada regular
  3. De 13 a 19 de abril, também é o prazo para a lista de espera do programa
  4. De 14 a 19 de abril é quando a matrícula da chamada regular poderá ser efetuada
  5. E por fim, no dia 23 de abril é a convocação dos candidatos que estão em lista de espera

O SISU 2021 e o ENEM

O SISU 2021 utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, como cortes para as universidades. Entretanto, só poderão participar do programa todos aqueles que realizaram a última edição do teste. Ou seja, a de 2020. Para quem só fez as dos demais anos, já estará automaticamente fora.

Este na verdade é um processo bastante comum, até porque, em todos os anos acontece isso. A edição do programa educacional sempre corresponde com o último teste do ENEM realizado. Portanto, tenha ciência disso, caso tenha interesse em uma bolsa.

Como se inscrever no SISU 2021

Caso você tenha participado do último ENEM, então, também poderá se inscrever no SISU 2021. E se não sabe como fazer isso, fique tranquilo. Até porque, separamos para você um passo a passo com todas as instruções. Para tal, siga abaixo:

  1. Primeiramente, entre no site oficial do Governo Federal, e destine-se até o portal do SISU
  2. Posteriormente, clique na opção de fazer inscrição. Disso, irá para uma nova página, que terá de fazer seu login na plataforma. Se ainda não tiver cadastro, não se preocupe. Poderá efetuar o mesmo na hora
  3. Uma vez logado dentro do sistema, precisará agora escolher qual curso tem interesse em participar. Lembrando que estes só valem para instituições de ensino superior. Disso, terá que pesquisar por estados, cidades e até mesmo universidades que ofereçam este curso
  4. Feito isso, a própria plataforma pedirá para que você confirme alguns dados que preencheu. Como o curso, a instituição de interesse, o local, e principalmente os seus documentos pessoais. Estes serão exigidos na hora de efetuar sua matricula. Basta confirmar tudo, e então, apertar em confirmar minha inscrição. Pronto! Agora você já está inscrito no SISU 2021. Basta ter uma boa nota no ENEM para garantir sua vaga
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui