quarta-feira, abril 28, 2021

SISU 2021: Já começou a inscrição na lista de espera, confira as datas

O Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021) é um dos principais programas educacionais no Brasil. Isso porque, pelo mesmo, diversos estudantes recebem a possibilidade de ingressarem em uma instituição de ensino superior. Entretanto, estas são apenas públicas, sendo elas federais ou estaduais.

Lembrando que o projeto utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base de nota de cortes. Recentemente, o período de inscrições regulares se encerrou, e com isso, está oficialmente aberto o tempo de lista de espera. Neste artigo, estaremos explicando um pouco mais sobre este assunto, além de falar sobre as datas oficiais divulgadas.

sisu 2021

Como funciona o SISU 2021

O SISU 2021 basicamente é um programa que oferece vagas em universidades públicas, sem a necessidade de prestar o vestibular. Na verdade, tudo que precisará é ter efetuado sua inscrição no projeto, e também, ter feito a última edição do ENEM. Porque o programa estudantil utilizará suas notas como média de corte para ingressar na faculdade. Disso, avaliarão os dois dias de prova, não podendo ter menos de 450 pontos totais. Sem falar que também não é permitido que zere sua redação. Disso, as melhores notas garantem as primeiras vagas. E assim que estas são lotadas, entra o período de lista de espera.

Além disso, para se inscrever no SISU 2021, é necessário que acesse o site oficial do Governo Federal. Disso, entre no portal do programa e realize o login com os dados cadastrados na plataforma. Os mesmos correspondem ao seu acesso criado para se inscrever no ENEM. Disso, terá que escolher duas opções de cursos diferentes, a primária e a secundária. Esta é necessário caso não seja aprovado em uma opção. Disso, basta enviar todas suas informações para o sistema, para já estar concorrendo a uma destas oportunidades.

A lista de espera do SISU 2021

A respeito da lista de espera do SISU 2021, ela funciona de modo bastante simples. Na verdade, o pensamento é lógico. As principais vagas são oferecidas para quem teve as melhores notas. Disso, tais estudantes terão um tempo para se matricularem. Caso não o façam, ou desistam, então abrirão mão de seus lugares nas salas de aula.

E com isso, os primeiros colocados da lista de espera, que tiveram consequentemente as melhores notas, poderão ter a oportunidade de ingressarem. Para a edição deste ano, a lista abriu nesta terça-feira (27 de abril). Portanto, tenha ciência de se inscrever e não perder o prazo.

Número de vagas

Para a edição do SISU 2021, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o número de vagas distribuídas, todas em chamada única. Ao todo, pouco mais de 206 mil vagas foram disponibilizadas para os estudantes. E destas, em 109 instituições públicas diferentes, espalhadas por todos os estados brasileiros.

Destas faculdades, são 5.571 cursos diferentes oferecidos, seja para modalidade presencial, ou até mesmo para o ensino à distância (EAD). Até porque, algumas universidades ainda estão operando virtualmente, por conta da pandemia do Covid-19, que segue em estado alarmante em nosso país. É necessário confirmar com sua escola de interesse se já voltaram às aulas presenciais, normalmente.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui