Início Educação SISU abre lista de espera; veja como consultar e se matricular

SISU abre lista de espera; veja como consultar e se matricular

0
168

O SISU é um dos principais programas educacionais do Brasil. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto tem como objetivo ajudar mais estudantes a ingressarem em instituições de ensino superior. Entretanto, os mesmos só ganharão bolsas em universidades que são públicas, sejam elas estaduais ou federais.

Vale a pena lembrar que para as particulares, o programa utilizado é o PROUNI. Em ambos casos, são utilizados o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como notas de corte. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais sobre este assunto. E principalmente o que são as listas de espera.

Como funciona o SISU

Para quem tem interesse em saber como funciona o SISU, o programa é bastante simples. Ele prioriza os estudantes que tiveram as melhores notas na última edição do ENEM. E disso, utilizam tais notas para definirem quem será direcionado para qual curso, e em qual posição.

Disso, criam-se as filas de espera. Até porque, todas as salas de aula de qualquer universidade possuem um número limitado de carteiras. Disso, quem fica de fora das notas de cortes mais altas, são jogados para a lista. E então, caso um dos principais concorrentes desista ou escolha outro curso, esta vaga ficará em aberto.

E com isso, o primeiro da lista de espera do SISU assumirá seu lugar. E a pessoa que estava em segundo, passará a ser o primeiro. E caso mais alguém desista, este preencherá sua vaga. E assim sucessivamente. Lembrando que a nota do ENEM é calculada com base nos dois testes de múltipla escolha, e, principalmente, nas redações que são feitas no segundo dia. Você não pode tirar uma nota inferior a 450 no exame, nem zerar a redação. Caso passe por isso, já pode se considerar automaticamente eliminado do programa. Não perca também as datas de inscrições.

Quais são as notas do SISU

Agora que já sabemos como o SISU funciona, o próximo passo é saber quais são suas notas de corte, certo? Pois bem. Não temos números exatos aqui. Até porque, é a faculdade, junto com o Ministério da Educação (MEC) quem decide isso.

Com base claro nos cursos mais concorridos e de maior qualidade. Nestes casos, as notas de corte são mais altas. Cursos de medicina, por exemplo, costumam ficar na média dos 900 pontos. Já cursos menos concorridos, como física, por exemplo, podem acabar tendo apenas 400 pontos de média.

Bolsas para universidades particulares

Já sabemos que o SISU atende apenas universidades públicas, certo? Mas e quanto às universidades particulares? Qual é o programa que oferece bolsas para os estudantes? No caso, é o caso do PROUNI, que também utiliza o ENEM como uma base para calcular as notas de cortes e privilegiar os melhores estudantes.

Entretanto, no caso de quem ainda deseja pagar, ou ao menos ter um financiamento do curso, este é o caso do FIES. O projeto pode dar um financiamento integral, ou pelo menos de 50%, independentemente de qual seja. Lembrando que no final, quando se formar, o aluno deverá pagar tudo o que lhe foi acordado, e no número de parcelas já determinado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui