Início Benefícios Tarifa branca: Saiba quais clientes tem direito a desconto na conta de...

Tarifa branca: Saiba quais clientes tem direito a desconto na conta de luz

0
88
tarifa branca

A conta de luz a cada dia que passa torna-se um assunto frequente entre os brasileiros. Isso porque, recentemente, o Governo Federal admitiu que deverá aumentar a fatura dos usuários em uma quantia de até 50%. E deste modo, muitas pessoas entraram em pânico sem saber o que fazer, ou até mesmo se existem programas de descontos.

Sendo que na verdade, temos o Tarifa Branca, que serve para dar descontos de conta, nos horários fora do pico. E, curiosamente, apesar de ter sido criado ainda em 2018, apenas 0,1% de quem paga a conta de luz solicita pelo programa. Principalmente pela falta de divulgação do mesmo.

tarifa branca

Plano do governo com o Tarifa Branca

Das 87 milhões de casas que estão listadas no Brasil, apenas 0,06% das mesmas, arredondando para 0,1%, aderiram ao programa Tarifa Branca. E sabendo disso, o Governo Federal planeja ampliar a participação da população neste projeto. Principalmente por conta do racionamento que está acontecendo, devido às secas.

O principal intuito é aliviar o uso de energia elétrica nos momentos de pico, além de também proporcionar um desconto justo para todos que adotarem ao programa social. Tornando assim mais fácil o pagamento de suas faturas.

Leia também: Conta de luz vai subir mais de 20% com reajustes por causa de secas

Aneel se pronuncia sobre a Tarifa Branca

Apesar dos baixos números, na verdade, a procura pelo programa Tarifa Branca tem aumentado exponencialmente. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a adesão voluntária teve um crescimento de 52%. Isso entre o início de 2020 até março deste ano.

A pandemia do Covid-19 tem se tornado um dos principais fatores para que as pessoas procurem por projetos de descontos. Ao todo, dos 37,8 mil brasileiros que estavam inscritos, o número oficial subiu para 57,6 mil. A Aneel deverá cobrar uma maior divulgação do programa social por parte das concessionárias de energia. Para que mais pessoas do país possam gozar deste pequeno benefício.

Como funciona a Tarifa Branca?

A Tarifa Branca só será válida para os dias úteis da semana, prevendo até três preços diferentes. E tais valores, além de horários, serão totalmente variados, de acordo com as concessionárias. A Light, por exemplo, tem o horário de pico das 22h30 às 17h, custando R$ 0,612 por kWh.

Sendo que normalmente, a tarifa original é de R$ 0,694. Portanto, já que a companhia é do Rio de Janeiro, tal desconto aplicado chega a beirar os 11,81%. É necessário se consultar com a concessionária de sua região, a respeito da quantidade que irão retirar de sua fatura, caso tenha interesse em adotar o programa.

Não deixe de conferir: Petrobrás baixará preço da gasolina em 2% nas refinarias

Como aderir?

Caso você tenha interesse em aderir ao Tarifa Branca, então, basta entrar em contato com a concessionária de energia que lhe presta serviço, e solicitar o benefício. Disso, a mesma terá um prazo de até 30 dias, no máximo, para atender sua solicitação.

Isso no caso de unidades consumidoras já existentes. Para novas ligações, o prazo então diminui ainda mais, para 5 dias em área urbana, e 10 dias em área rural. Isso serve como atrativo para os novos clientes, que desejam obter um bom desconto em suas faturas. E também para ampliar a divulgação do projeto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui