quarta-feira, agosto 4, 2021

Vacinação contra Covid: Adolescentes liberados após a 1ª dose de adultos

A pandemia do Covid-19 caminha a passos largos para finalmente dar uma trégua, em todo o mundo. Aqui no Brasil, os casos de vacinação estão aumentando cada vez mais, com milhões de brasileiros preenchendo suas carteirinhas de vacinação. Até porque, em diversas regiões de nosso território, pessoas na casa dos 30 aos 35 anos já estão sendo vacinadas.

Mas, claro, cada estado brasileiro tem números diferentes quanto ao andamento da situação. Alguns já estão mais adiantados do que outros. Apesar disso, o Ministério da Saúde realizou um grande anúncio na noite desta última terça-feira (27 de julho). Isso por meio de seu principal ministro, Marcelo Queiroga.

Vacinação de jovens acontecerá em breve

Segundo comunicado feito por Marcelo Queiroga, a vacinação de adolescentes é o próximo passo mirado pelo Governo Federal. Em suas falas, o ministro afirmou que aqueles que possuem entre 12 e 17 anos, e claro, grupos de comorbidade já inclusos, deverão ser os primeiros a tomarem a vacina. Isso após todos os adultos já terem sido vacinados.

vacinação
Vacinação contra Covid: Adolescentes liberados após a 1ª dose de adultos

A expectativa é terminar com os maiores de idade até setembro deste ano de 2020, no máximo. E depois disso, finalmente entraria em ação este grupo. Principalmente para que possam voltar a ter uma vida normal, inclusive, podendo retornar às salas de aula.

Intervalo entre doses da vacinação?

Outro assunto que está sendo colocado em pauta pelo Ministério da Saúde é o intervalo das doses da vacinação. Isso quer dizer que estão analisando a redução do intervale entre a primeira e segunda, apenas pela Pfizer. O estudo está sendo feito com base em evidências científicas que foram apresentadas na Câmara Técnica Assessora de Imunizações.

Mas, claro, toda a discussão ainda está em sua fase inicial, e o Programa Nacional de Imunizações (PNI) está observando de maneira rigorosa a todas as definições que possam ser feitas. Nada será decidido com pressa, mas sim com base em estudos que garantam a segurança de todos.

Quem está indo para a segunda dose da vacinação?

Atualmente, os idosos acima dos 60 anos, que receberam a primeira dose da vacinação três meses atrás, já estão indo para a segunda. E disso, ficarão completamente imunizados até o próximo ano. Na verdade, esta é a data de validade da vacina contra o Covid-19.

Veja também: INSS: Saiba quais motivos levam seu benefício a ser suspenso

Após isso, recomenda-se que voltem a se vacinar novamente. Mas, a expectativa é de que até lá, a ciência já tenha avançado suficientemente para produzir uma dose única. E disso, a necessidade de tomar a vacina anualmente deve persistir.

Número total de casos

Apesar de agora a vacinação contra o Covid-19 estar cada vez mais forte no Brasil, os estragos por conta do vírus foram imensos. Na verdade, ao todo, segundo levantamento do jornal O Globo, são mais de 552 mil mortes, desde março do ano passado. Isso sem falar que tiveram mais de 19,7 milhões de casos confirmados, neste mesmo período.

Já com os recuperados, foram 17,7 milhões. Os demais ainda estão sofrendo do mesmo, possivelmente internados em hospitais, ou até mesmo já liberados, porém em repouso em suas respectivas residências. A expectativa é de que para 2022 o número de casos caia consideravelmente.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui