segunda-feira, maio 13, 2024

Vacinação Infantil deve iniciar após o dia 15/01

A pandemia do Covid-19 parece estar longe de ser encerrada em todo o mundo, principalmente com cada vez mais variantes aparecendo no planeta. Apesar disso, muitos países têm oferecido uma boa solução para a população, por meio da vacinação contra o vírus.

E o Brasil é uma dessas nações que agora têm começado a caminhar a passos largos meio a uma vida normal novamente. Até porque, toda a população adulta já recebeu a segunda dose da mesma, e agora vai para a terceira dose de reforço. Enquanto que a vacinação infantil finalmente tem uma data específica para ser iniciada, em nosso território nacional.

vacinação infantil
Vacinação Infantil deve iniciar após o dia 15/01

Vacinação infantil tem calendário divulgado no Brasil

Depois de muitos meses de discussão, a vacinação infantil no Brasil finalmente foi liberada. Isso porque nessa semana o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, foi a público para falar sobre o calendário da dosagem infantil, que havia terminado de ser formulado. Disso, as crianças e pré-adolescentes poderão receber suas doses a partir de 15 de janeiro. Tudo para que as mesmas possam voltar a estudar de maneira presencial, com a imunização completa contra o Covid-19. Algo que com certeza é um alívio não só para elas, mas principalmente para os pais.

Na verdade, a vacinação infantil em questão já foi autorizada anterior mente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde o dia 16 de dezembro. Entretanto, tal ação enfrentou uma resistência gigantesca por parte da gestão do atual presidente da república, Jair Bolsonaro. Disso, a estimativa do Ministério da Saúde é que as vacinas para tal grupo cheguem ao Brasil já no dia 15 desse mês de janeiro. E disso, os imunizantes passarão a serem distribuídos para os estados e seus respectivos municípios, decerto. Feito isso, cada governo deverá montar o seu próprio calendário com as dosagens e idades corretas.

Quem poderá participar da vacinação infantil?

Com relação a quem poderá participar da vacinação infantil, saiba que isso também já foi definido. Na verdade, só poderão tomar essas doses crianças de 5 a 11 anos. E isso foi até mesmo incluído no Plano Nacional de Operacionalização das Vacinas, contra a Covid-19.

E com relação a marcas e fabricantes, o único imunizante que foi autorizado pelo Anvisa para a aplicação da mesma é a Pfizer. As demais ainda estão em fase de testes e análise pela entidade de saúde brasileira. A expectativa é de que em breve tenhamos algum retorno positivo a respeito do assunto.

Veja também: ConecteSUS disponibiliza Certificado Nacional de Vacinação por app

Calendário ainda será trabalhado

Apesar das boas notícias, ainda não temos um calendário oficial a respeito da vacinação infantil para ser divulgado ao público. Os governos estaduais ainda precisam trabalhar no mesmo. Isso com base, claro, no que for estabelecido pelo Ministério da Saúde. Principalmente com relação as dosagens e quanto cada criança poderá tomar. Sem falar também no número de vezes, ou se será alguma dose única.

Isso ainda são alguns dados que precisam ser melhor divulgados pela entidade federal. A expectativa é de que na próxima semana já tenhamos mais dado concretos a respeito do assunto. Principalmente para tranquilizar os pais que estão preocupados com isso.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui