Por conta da pandemia do Covid-19, diversas famílias brasileiras estão sendo afetadas financeiramente. Seja por que perderam seus empregos, tiveram seus salários diminuídos, ou até mesmo por terem que fechar seus comércios. E disso, a necessidade de criar cada vez mais programas sociais para ampará-las se torna necessário.
Deste modo, além dos projetos federais que o Governo Federal vem criando, os Governos Estaduais também vêm se manifestando. Estes são os casos do Governo do Estado de Maranhão, e também do Ceará. Até porque, ambos estão adotando o Vale Gás, para garantir que todas as casas consigam cozinhar seus alimentos.
Vale Gás no Ceará
O Vale Gás no Ceará é um programa social destinado exclusivamente para moradores da região, apenas. Sem falar que também precisam ter uma renda individual inferior a R$ 89,34 por mês, e ainda estar vinculado ao Bolsa Família. Ao todo, foram pagas duas parcelas deste benefício, para cerca de 52 mil famílias cearenses.
O último lote foi entregue em maio, ainda sem a resolução de se o projeto será ou não prorrogado para o futuro próximo. Lembrando que era necessário que o titular fosse até a distribuidora nacional de gás, e que exibisse seu tíquete com um documento oficial com foto. Deste modo, eles pegavam seu botijão vazio e te entregavam um reabastecido.
Vale Gás no Maranhão
No estado do Maranhão, o programa do Vale Gás ainda segue ativo, por conta dos impactos da pandemia do Covid-19. O mesmo vem sendo gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES). E de acordo com comunicado oficial da mesma, o projeto está amparando aproximadamente 119 mil famílias em toda a região.
Só na capital de São Luís, são cerca de 15 mil famílias inscritas. E para participar, aqui, é necessário efetuar a triagem do Governo do Estado, e principalmente se registrar na plataforma do Cadastro Único. Para tal, acesse o endereço eletrônico a seguir: https://www.valegas.sedes.ma.gov.br/.
Vale Gás ganha ainda mais importância
Ainda nesta semana, a importância de estabelecer o programa do Vale Gás ganhou muitos pontos. Até porque, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou acontecerá um reajuste no preço do combustível. E com isso, o gás de cozinha já é sabido que ficará 5.9% mais caro.
Ou seja, em boa parte de todo o território nacional, o botijão passará a ser comercializado por R$ 125,00. Tal modificação, a princípio, não afeta a distribuição do gás de rua, que é passado por canos e cobrado em contas, para todas as residências.
Novos programas sociais estão sendo criados
Além do Vale Gás, outros programas sociais também estão sendo criados. Estes, entretanto, com âmbito federal. O governo já anunciou e está efetuando o pagamento do auxílio emergencial de 2021, por exemplo. Isso sem falar no adiantamento do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social, que também foi aprovado.
Para empresas, o retorno do PRONAMPE também foi liberado, para distribuir créditos para as companhias. E até mesmo o Bolsa Família está com uma reforma prevista para os próximos meses. Isso para aumentar o valor do pagamento do benefício.