quinta-feira, setembro 16, 2021

Volta às aulas SC: Estudantes voltam às aulas em escolas estaduais

A pandemia do Covid-19 foi algo que modificou todo o planeta, desde março do último ano. Principalmente porque privou muitas pessoas de terem uma vida normal e convívio com o próximo. E isso afetou diretamente, principalmente, os estudantes. Sejam estes do ensino fundamental, médio ou até mesmo superior.

E também por meio de redes públicas ou particulares. Todas as instituições adotaram o ensino à distância, e somente agora, para o segundo semestre de 2021, que deveremos voltar com o presencial. Dito isso, estaremos falando um pouco mais sobre a volta às aulas SC, já que Santa Catarina é uma das primeiras regiões do Brasil a tomar tal atitude.

Volta às aulas SC: problemas no primeiro semestre

Por conta da pandemia do Covid-19, mais de 8 mil alunos de Santa Catarina acabaram abdicando da volta às aulas SC. Isso porque, não queriam se contagiar com o vírus, sem falar que muitos ainda não conseguiram participar das atividades remotas. Estas por meio de um aparelho celular, ou até mesmo pelo computador.

volta às aulas sc
Volta às aulas SC: Estudantes voltam às aulas em escolas estaduais

Porque não possuíam acesso à internet, ou até mesmo porque não tinham tal aparelho eletrônico. Ao todo, o Governo do Estado indica que tem mais de 500 mil alunos na rede estadual, e que a maioria destes desejam retornar para o segundo semestre.

Leia também: Pente fino de benefícios é suspenso

Volta às aulas SC: suspeita de Covid

Para ter uma volta às aulas SC bastante efetiva, o Governo do Estado de Santa Catarina está se preparando de todos os modos. O primeiro deles é a vacinação dos profissionais da educação. Segundo a Secretaria da Educação (SED), 95% dos professores da rede já estão imunizados contra o Covid-19.

E, em casos que possam surgir de alunos e mestres que estiverem com suspeita de terem contraído o vírus, os mesmos deverão ser testados. E inicialmente, tais testes precisam ser feitos em regiões que tiverem os maiores índices de contaminação. Isso de acordo com a informação passada pela Secretaria de Saúde.

Continue lendo: Concurso do TJ SP abre diversas vagas

Volta às aulas SC: previsão de datas

Com relação a volta às aulas SC e suas respectivas datas, todas devem acontecer nesta semana. Para os alunos da rede estadual, o Governo do Estado de Santa Catarina confirmou o segundo semestre letivo para se iniciar nesta segunda-feira (2 de agosto).

Disso, na rede pública municipal, o segundo semestre está previsto para se iniciar nesta terça-feira (30). Agora com relação a rede privada, ainda não temos uma data fixa. Entretanto, a mesma também está marcada para se iniciar nesta semana.

Saiba também: Segundo semestre do SISU já tem inscrições abertas

Medidas preventivas

Uma das maiores preocupações dos estudantes é como as escolas irão realizar as aulas. Principalmente com termos das medidas preventivas. No caso, a volta às aulas SC já tem isso descrito. No caso, todas as carteiras de aula serão distanciadas em pelo menos um metro.

Sem falar que, será obrigatório ter álcool em gel em diversos pontos diferentes das instituições. Para quem ainda tem medo, não se preocupe, pois, as escolas estarão adotando um sistema híbrido. E neste, poderá aprender tanto de modo presencial, como também fazer as coisas de maneira totalmente digital. Até porque, o ensino à distância é algo que ainda não pode ser descartado.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui