sexta-feira, dezembro 3, 2021

IPTU 2022 Maceió está disponível para consulta de proprietários

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um dos principais tributos cobrados no Brasil. O mesmo é requisitado pelo Governo Federal, direcionado para todos os estados brasileiros. E disso, são os governos municipais quem administram o mesmo, voltado para pessoas físicas ou até mesmo jurídicas.

Essas que possuem alguma propriedade, domínio útil, terreno ou até mesmo propriedade imóvel que é localizada em uma zona ou extensão urbana e rural. Disso, o IPTU 2022 Maceió, por exemplo, é um dos que já está sendo planejado para o futuro próximo, no nordeste brasileiro. Confira abaixo mais informações que separamos a respeito do artigo.

IPTU 2022 Maceió

O IPTU 2022 Maceió é um tributo de cunho obrigatório, para boa parte da população local. Isso claro, para quem é dono de algum imóvel ou propriedade dentro da zona urbana ou rural na cidade. O mesmo é recolhido para melhorar a infraestrutura do município, principalmente.

IPTU 2022 Maceió
IPTU 2022 Maceió está disponível para consulta de proprietários

E disso, vale a pena lembrar que existem dois métodos diferentes de efetuarem o pagamento da taxa. O primeiro deles é por meio do pagamento da cota única, a vista, que aproveita de um desconto de 10%. Já o segundo, é por meio de um parcelamento total do valor, mas, sem o decréscimo da quantia original.

Consulta do IPTU 2022 Maceió

Se você tem interesse em consultar o seu IPTU 2022 Maceió, saiba que o procedimento já é possível. E na verdade, até mesmo foi disponibilizado pelo governo municipal. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, terá que entrar no site oficial da Prefeitura Municipal de Maceió. A mesma está disponível no endereço eletrônico https://www.online.maceio.al.gov.br/1/servicos/65/
  2. Posteriormente, informe o seu número de inscrição de seu imóvel, com base na sua região. Aperte em consultar para poder verificar seus dados
  3. Disso, todas as suas informações aparecerão em sua tela

Valor do IPTU 2022 Maceió

Com relação ao valor do IPTU, saiba que o governo municipal não definiu um valor fixo para todos. Até porque, o tributo depende muito do valor da venda do imóvel, ou até mesmo do terreno.

Isso onde uma alíquota sobre o mesmo é cobrada. E para isso, para saber o valor concreto de sua taxa, é necessário que você efetue sua consulta oficial no site da prefeitura. Isso claro, conforme informamos anteriormente no tópico acima.

2ª Via do tributo

Para gerar sua segunda via do IPTU 2022 Maceió, também é um processo muito simples. É bem semelhante com o procedimento de gerar sua consulta. Você terá que retornar ao portal oficial da Prefeitura Municipal de Maceió, e novamente informar o número de inscrição de seu imóvel.

Feito isso, aparecerá na tela um menu com todas as suas pendências. Basta selecionar a do ano base que lhe interessa, e efetuar a impressão do mesmo.

Como fazer o pagamento

E por fim, para efetuar o pagamento do IPTU 2022 Maceió, existem apenas dois métodos hoje.

Depois de pegar a guia oficial do tributo, poderá quitar o mesmo por meio da cota única, com um desconto. Ou então, tem a opção de parcelar o mesmo em algumas vezes, mas, sem aproveitar do decréscimo de valores.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui