quinta-feira, setembro 23, 2021

Aposentadoria para pessoa com deficiência: como funciona

A aposentadoria para pessoas com deficiência é um dos diversos benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O mesmo é destinado para todos aqueles que possuem alguma deficiência física, que os impossibilitem de exercer suas atividades profissionais.

Na verdade, ele é tão importante para a população considerando um fato levantado pelo IBGE. No caso, afirmam que mais de 20% da população possui algum tipo de deficiência. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto. Principalmente como o benefício funciona, e quais são os procedimentos para você que deseja solicitar o seu.

aposentadoria por deficiência

Como funciona a aposentadoria por deficiência

Basicamente, a aposentadoria por deficiência funciona para amparar pessoas que possuam algum problema físico. Como por exemplo, uma má formação que a impossibilite de trabalhar. Disso, o Governo Federal lhe pagará por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma pensão mensal.

Essa pode ser por tempo indeterminado. E pode até mesmo ser suspensa, em caso que tenha sua deficiência melhorada com o passar do tempo, e que possa retornar aos trabalhos. O valor da mesma costuma ser o de um salário mínimo. Dependendo muito de quem é e do que aconteceu com a pessoa também.

Diferença da aposentadoria por deficiência para a por invalidez

Já mencionamos acima como a aposentadoria por deficiência funciona. Agora, você sabe como a por invalidez funciona? Ela também é um benefício igual a este, que oferece o mesmo valor de um salário mínimo. Entretanto, esta não engloba apenas deficiências físicas ou mentais, por exemplo.

Mas também, doenças que sejam extremamente nocivas ao indivíduo, ou que lhe impossibilitem de trabalhar. Como por exemplo, uma pessoa que sofre com uma doença na visão, que não a permite enxergar direito, poderá solicitar este benefício de invalidez. O prazo permanece igual ao outro exemplo.

Quem pode solicitar a aposentadoria por deficiência

A aposentadoria por deficiência é um dos benefícios mais específicos do INSS. No caso, é necessário uma série de comprovações feitas pela entidade. E além isso, é precisão também atingir a alguns requisitos. São estes:

  1. Primeiramente, ter tal impedimento de longo prazo de natureza física, sensorial, intelectual ou mental
  2. Posteriormente, que estes impedimentos te impeçam de ter uma participação plena e efetiva na sociedade, como por exemplo, poder trabalhar
  3. Sem falar que, este impedimento deve ser considerado de longo prazo, ou permanente. E tal limitação deve ter uma duração mínima já de dois anos

Onde solicitar seu benefício

Caso você esteja listado nas exigências e requerimentos acima, então poderá solicitar sua aposentadoria por deficiência. Se está se perguntando como fazer isso, existem três caminhos diferentes para tal. O primeiro deles é telefonando para a central de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no número 135.

Depois disso, há uma opção online, caso não queira usar o telefone. Para tal, se cadastre no site do Meu INSS, e então, faça sua solicitação por lá. E em últimos casos, poderá comparecer até uma das agências da entidade. Lembre-se que em todos os casos é necessário fazer o acompanhamento por meio de uma perícia médica.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui