quinta-feira, setembro 23, 2021

Cartão Gás DF: Governo de distrital planeja movimentação de 24 milhões

Apesar de o quadro de vacinações no Brasil ter avançado muito nos últimos meses, a pandemia do Covid-19 ainda não acabou. Na verdade, muitos estados brasileiros seguem tendo problemas financeiros, tendo que arcar com prejuízos e despesas de pessoas que foram dispensadas de seus serviços.

E disso, criou-se a imensa necessidade de lançar novos programas sociais, para amparar estes grupos. O estado do Distrito Federal é um dos que mais se movimentou a favor de uma ajuda a população. Tanto que dos diversos projetos estudados, um deles que está saindo é o cartão gás DF, para distribuir gás de cozinha para os mais carentes.

Estimativa do Cartão Gás DF

O Cartão Gás DF deve injetar cerca de R$ 24 milhões em diversas distribuidoras de gás de cozinha da região do Distrito Federal, até dezembro de 2021. O projeto, inclusive, foi liberado para o público no dia 10 de agosto. E desde então, já está aceitando novos cadastros para aqueles que precisam.

cartão gás
Cartão Gás DF: Governo de distrital planeja movimentação de 24 milhões

Essa é uma iniciativa do Governo do Estado do Distrito Federal, e foi revista pelo secretário de economia André Clemente. Isso junto a diversos empresários e até mesmo representantes do Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras de Gás LP do DF (SINDVARGAS-DF).

Como funcionará o Cartão Gás DF?

Agora com relação ao Cartão Gás DF, ele funcionará de maneira muito simples. Na verdade, o governo deverá pagar um valor de R$ 100,00 para os beneficiários. Mas, isso a cada bimestre, ou seja, de dois em dois meses será possível renovar a quantia. Sendo que geralmente este é o tempo que um botijão de gás costuma acabar para famílias pequenas. Ao todo, estima-se que 70 mil famílias em situação de vulnerabilidade social possam adquirir um botijão de 13 quilos. Lembrando que tal iniciativa deverá ter até 18 meses de duração. E seu maior propósito é o de garantir meios para a segurança alimentar de seus beneficiários.

Lembrando que o pagamento do Cartão Gás DF não será em dinheiro físico. Mas sim um cartão que será repassado para os beneficiários. E os mesmos só poderão ser utilizados exclusivamente em uma distribuidora de gás que seja credenciada. Para poder se inscrever, é necessário entrar no site do ministério da economia, na página do projeto. Este está acessível no endereço eletrônico https://www.economia.df.gov.br/programa-cartao-gas/. Lembrando que aqui também encontrará uma lista com todas as empresas que adotaram o programa, e que são participantes para fornecer os botijões.

Mais programas sociais

Apesar de o Cartão Gás DF ser um projeto estadual, voltado para o Distrito Federal, o Governo Federal também está criando muitos programas sociais. Como por exemplo o Bolsa Família, que está sendo reformado para se tornar auxílio Brasil, ainda em novembro deste ano. Além disso, também anunciaram os retornos do auxílio emergencial e do benefício emergencial (BEm) para 2021.

A antecipação do 13º salário do INSS também foi aprovada, e inclusive, até mesmo paga para seus beneficiários. Isso sem falar em benefícios totalmente virados para empresas. Como é o caso do PRONAMPE, que fornece linhas de crédito para companhias, e também o Programa Brasil Mais.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui