sexta-feira, agosto 12, 2022

Salário Família do INSS: Conheça as regras desse benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável pela criação e pela administração financeira de diversos programas sociais aos brasileiros. Desde que, claro, esses sejam contribuintes da previdência social. Disso, a empresa recolhe todas as contribuições feitas mensalmente e as transforma em benefícios.

E é importante dizer que existem tipos diferentes de contribuição. Essas que variam entre depósitos voluntariados para trabalhadores autônomos, e descontos em carteira para o registrado. Disso, um dos projetos que surgiu meio a isso é o salário família do INSS, que ainda não é muito conhecido pela população.

O que é o salário família do INSS?

O salário família do INSS nada mais é do que um benefício previdenciário. Esse foi criado há pouco tempo, e por isso, é muito desconhecido entre os brasileiros. O mesmo é destinado exclusivamente para os trabalhadores que possuam uma baixa renda. E que disso, tenham filhos de até 14 anos de idade ou com alguma deficiência.

salário família do inss
Salário Família do INSS: Conheça as regras desse benefício

Vale a pena informar também que o projeto está sendo pago pela entidade do Governo Federal. E disso, precisa ser renovado todos os anos, com o valor variando muito do tipo de acordo feito com o número de dependentes.

Quem pode participar do salário família do INSS?

Abaixo, separamos algumas informações um pouco mais precisa daqueles que podem ou não ser elegíveis a participarem do salário família do INSS. Confira:

  1. Primeiramente, o empregado precisa trabalhar com carteira assinada. Ou se for trabalhador avulso, que preste serviço por meio de um sindicato ou órgão gestor
  2. Disso, sua remuneração mensal precisa ser de no máximo até R$ 1.503,25 por mês. Detalhe que esse número é válido para o ano de 2021. A correção do valor é feita anualmente, e até o momento, os números para 2022 não foram divulgados
  3. E por fim, ter uma criança om 14 anos, ou filho que apresente alguma deficiência também é obrigatório. No caso de ser uma pessoa com deficiência (PcD), não existe um limite de idade. Então, seu dependente, exclusivamente nessa situação, pode ser até mesmo maior de idade.

Mas, lembre-se que em casos de deficiência, para obter não apenas o salário família do INSS, mas como qualquer outro benefício da empresa, é necessário efetuar uma perícia médica, por meio de médicos legistas da companhia. E isso vale até mesmo se você for a pessoa que apresentar deficiência e que quiser solicitar um programa social.

Qual o valor o salário família do INSS?

Com relação ao valor do salário família do INSS, o mesmo é sempre baseado na remuneração base do país, conforme já acontece com os outros benefícios que são pagos pela entidade do Governo Federal. Então, hoje, o salário mínimo está na casa dos R$ 1.210,00.

Alterações, entretanto, podem ser feitas também com base no número de dependentes que você possui em seu núcleo familiar. Sendo assim necessário efetuar uma consulta com a própria empresa. Até porque, os valores estão para ser alterados em breve, e disso, a porcentagem com relação aos dependentes também será influenciada.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui