O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável pela criação e pela administração financeira de diversos programas sociais aos brasileiros. Desde que, claro, esses sejam contribuintes da previdência social. Disso, a empresa recolhe todas as contribuições feitas mensalmente e as transforma em benefícios.
E é importante dizer que existem tipos diferentes de contribuição. Essas que variam entre depósitos voluntariados para trabalhadores autônomos, e descontos em carteira para o registrado. Disso, um dos projetos que surgiu meio a isso é o salário família do INSS, que ainda não é muito conhecido pela população.
O que é o salário família do INSS?
O salário família do INSS nada mais é do que um benefício previdenciário. Esse foi criado há pouco tempo, e por isso, é muito desconhecido entre os brasileiros. O mesmo é destinado exclusivamente para os trabalhadores que possuam uma baixa renda. E que disso, tenham filhos de até 14 anos de idade ou com alguma deficiência.
Vale a pena informar também que o projeto está sendo pago pela entidade do Governo Federal. E disso, precisa ser renovado todos os anos, com o valor variando muito do tipo de acordo feito com o número de dependentes.
Quem pode participar do salário família do INSS?
Abaixo, separamos algumas informações um pouco mais precisa daqueles que podem ou não ser elegíveis a participarem do salário família do INSS. Confira:
- Primeiramente, o empregado precisa trabalhar com carteira assinada. Ou se for trabalhador avulso, que preste serviço por meio de um sindicato ou órgão gestor
- Disso, sua remuneração mensal precisa ser de no máximo até R$ 1.503,25 por mês. Detalhe que esse número é válido para o ano de 2021. A correção do valor é feita anualmente, e até o momento, os números para 2022 não foram divulgados
- E por fim, ter uma criança om 14 anos, ou filho que apresente alguma deficiência também é obrigatório. No caso de ser uma pessoa com deficiência (PcD), não existe um limite de idade. Então, seu dependente, exclusivamente nessa situação, pode ser até mesmo maior de idade.
Mas, lembre-se que em casos de deficiência, para obter não apenas o salário família do INSS, mas como qualquer outro benefício da empresa, é necessário efetuar uma perícia médica, por meio de médicos legistas da companhia. E isso vale até mesmo se você for a pessoa que apresentar deficiência e que quiser solicitar um programa social.
Qual o valor o salário família do INSS?
Com relação ao valor do salário família do INSS, o mesmo é sempre baseado na remuneração base do país, conforme já acontece com os outros benefícios que são pagos pela entidade do Governo Federal. Então, hoje, o salário mínimo está na casa dos R$ 1.210,00.
Alterações, entretanto, podem ser feitas também com base no número de dependentes que você possui em seu núcleo familiar. Sendo assim necessário efetuar uma consulta com a própria empresa. Até porque, os valores estão para ser alterados em breve, e disso, a porcentagem com relação aos dependentes também será influenciada.