O aplicativo Caixa TEM, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, se tornou extremamente importante para a população. Principalmente agora, com a aprovação do novo auxílio emergencial, para 2021. Isso porque, o mesmo é responsável por administrar financeiramente todo o programa social, e efetuar os pagamentos para a população.
E por meio do app, ainda é possível realizar muitas tarefas. Entretanto, para esta edição do benefício, será necessário atualizar alguns dados no aplicativo. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações a respeito do assunto. Desde o que você precisará fazer, a quais documentos terá que informar para o Governo Federal.
Como atualizar seu cadastro no Caixa TEM
Conforme anunciado pelo Governo Federal e também pela instituição bancária, os beneficiários terão que atualizar seus cadastros no aplicativo Caixa TEM. E para isso, o procedimento é bastante simples. Basta efetuar o login na plataforma com seus dados cadastrados, e no menu da mesma, clicar na opção atualize seu cadastro.
Disso, lhe será requisitado que tire uma selfie sua, além de algumas fotos frente e verso de seu documento de identidade (RG), CPF, e também o comprovante de endereço de sua residência. Lembrando que o último precisa estar atualizado, com no máximo três meses de diferença de tal movimentação.
Por que a atualização no Caixa TEM é necessária?
O Governo Federal e a Caixa Econômica Federal estão solicitando tal atualização de cadastro no Caixa TEM por um único motivo. Para comprovar os dados dos beneficiários, e deste modo, evitar recebimento fraudulentos de benefícios.
Lembrando que em 2020 mais de 64 milhões de brasileiros receberam o auxílio emergencial, sendo que muitos destes sequer precisavam. E agora, para 2021, o número de beneficiários deve cair para apenas 40 milhões. O banco estará analisando todos os cadastros já existentes para fazer uma filtragem nos perfis, e ver quem de fato está precisando.
Quem poderá receber o auxílio emergencial
Por meio da atualização de cadastro no aplicativo Caixa TEM, a Caixa Econômica Federal conseguirá analisar quem de fato está precisando de ajuda financeira. Disso, já estabeleceu alguns critérios para a manutenção do beneficiário. Como por exemplo, não poder receber quantias de outros programas sociais do Governo Federal, com exceção do Bolsa Família.
Além disso, o projeto do novo auxílio emergencial será destinado apenas para aqueles que estão desempregados, ou que trabalham como freelances, e que possuem uma renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos. Se não atender estes requisitos, estará automaticamente fora do recebimento.
Outros benefícios administrados no Caixa TEM
O aplicativo Caixa TEM é tão importante para a população, que na verdade, ele não administra apenas o auxílio emergencial. Na verdade, por meio deste app, você também poderá receber seu Benefício Emergencial (BEm), seu abono salarial do PIS/PASEP, e o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Além disso, ainda no aplicativo, poderá transferir todas as quantias para outra conta corrente de qualquer banco. E até solicitar um cartão de crédito virtual para poder efetuar compras pela internet. Isso claro, utilizando o saldo disponível que está em sua conta, funcionando como um cartão pré-pago, basicamente.