quinta-feira, setembro 16, 2021

Crédito Consignado INSS com portabilidade para reduzir juros

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. Até porque, a mesma é responsável por administrar diversos benefícios que são pagos aos brasileiros. Deste que, claro, estes sejam contribuintes da previdência social. E tal contribuição pode ser feita por meio de descontos em folhas salariais, ou até mesmo depósitos voluntariados.

E lembrando também que estes programas sociais variam dos mais diversos tipos de aposentadorias, e até mesmo pensionatos. Na verdade, recentemente saiu uma informação muito importante a respeito do crédito consignado INSS. Esta que envolve, principalmente, um método de diminuir os juros de seu empréstimo.

Como diminuir dívida do crédito consignado INSS

Muitos dos beneficiários da entidade do Governo Federal possuem algum empréstimo com a empresa. Este é popularmente conhecido por crédito consignado INSS 2022. E agora, há uma boa alternativa para conseguir uma drástica diminuição dos juros de seu crédito. Tudo por meio de uma portabilidade da sua dívida.

Crédito Consignado INSS
Crédito Consignado INSS com portabilidade para reduzir juros

Entretanto, para conseguir fazer tal troca, o aposentado ou pensionista precisa conhecer as condições de seu contrato atual. E também, o que lhe será proposto pela outra instituição financeira. Até para não cair em uma emboscada, e no fim das contas acabar recebendo muito mais parcelas para serem pagas.

O que é o crédito consignado INSS

Mas, afinal, o que é o crédito consignado INSS? Isso é muito simples de entender. O mesmo nada mais é do que uma movimentação financeira, uma concessão de crédito, como se fosse um empréstimo. Mas, destinado apenas para aposentados e pensionistas da instituição, que por meio deste, conseguem valores emprestados com condições de juros bastante especiais.

Lembrando que tal função é disponibilizada por diversos bancos. E por este motivo, é importante pesquisar muito bem os termos, antes de fazer a contratação. Até porque, cada instituição financeira tem como costume modificar as cláusulas para colocarem seus próprios valores.

Custo Efetivo Total no crédito consignado INSS

Conforme mencionamos anteriormente, caso deseje fazer a portabilidade de seu crédito consignado INSS, é possível. E além de ficar de olho no valor da dívida e dos juros oferecidos pelas entidades, é necessário também se atentar a um outro ponto muito interessante.

Este é o Custo Efetivo Total, que envolve todos os encargos na transação, como taxas de administração, seguros e até mesmo impostos. Todos estes dados podem ser conseguidos no banco, e eles são obrigados a te informarem. Em caso de uma recusa por parte da instituição financeira, você pode abrir uma reclamação no Banco Central. Isso para fazer a obtenção dos dados por meio de um terceiro.

Veja também: Prova de vida do INSS conta com novas leis

Credoras não podem recusar portabilidade

Uma outra informação muito importante a respeito do crédito consignado INSS é que a empresa credora inicial não pode ser recusar a fazer tal portabilidade. E além disso, também não pode cobrar nenhuma taxa de seu cliente por conta da transferência da dívida.

Entretanto, o que a credora pode fazer é apresentar uma contraproposta para seu consumidor. Isso é perfeitamente aceitável e até mesmo dentro da lei. Tudo para conseguir tentar manter o seu segurado em sua própria instituição, não perdendo assim a oportunidade de receber os pagamentos do mesmo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui