terça-feira, abril 6, 2021

IPVA RS 2021: Veja como fazer o pagamento online

Por conta da pandemia do Covid-19, quase todos os impostos e outras cobranças efetuadas pelo Governo Federal precisaram ser prorrogadas e até mesmo suspensas por tempo indeterminado. Este é o caso do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O mesmo é cobrado sobre todos os automóveis, caminhões e motocicletas, por um determinado estado.

E é necessário ser pago anualmente, sempre no começo de cada ano. Seguindo protocolos de saúde, o estado do Rio Grande do Sul já decretou que o IPVA RS 2021 poderá ser pago dentro de sua casa. Ou seja, agora não tem mais a necessidade de ter que ir até um banco ou lotérica para tal.

Métodos de pagamento do IPVA RS 2021

Apesar de não ser mais necessário, por conta da pandemia do Covid-19, você ainda pode pagar o IPVA RS 2021 de maneira presencial. Os bancos da região do Rio Grande do Sul seguem abertos, além das lotéricas da Caixa Econômica Federal. Entretanto, a grande adaptação é para o meio digital. Bancos como o Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander já aceitam o pagamento do imposto por meio de seu home banking.

Ou seja, poderá utilizar o próprio aplicativo da instituição bancária, ou seus respectivos sites oficiais, para efetuar a transação. Basta apenas ter seus dados cadastros virtualmente, para ter o acesso. Se ainda não tem, consulte-se com seu gerente.

Leia mais sobre impostos: IRPF 2021: Quem pode ser incluído como dependente?

Documentos necessários para pagar o IPVA RS 2021

Se você vai quitar o seu IPVA RS 2021 de maneira digital, é necessário ter em mãos alguns documentos do proprietário do automóvel. Como por exemplo, o documento de identidade (RG) e o CPF do mesmo. Além disso, é preciso ter também o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Sem falar em ter anotada a placa do mesmo, e principalmente, o RENAVAM. Caso não tenha alguns destes dados, não poderá acessar a plataforma para quitar seu débito com o governo. Será necessário que reúna estas informações, primeiramente, e que só após isso retorne.

Descontos no IPVA RS 2021

Para aqueles que quitarem o IPVA RS 2021 a vista, poderão gozar de alguns descontos do imposto. Estes podem chegar até 20,80%. Lembrando que desta porcentagem, 1% vem da antecipação pelo pagamento.

Sem falar que mais 15% são destinados do programa Bom Motorista, para quem está a três anos sem infrações de trânsito. E também, o Bom Cidadão soma mais 5% para quem tiver 150 notas fiscais guardadas, ou até mais que isso, com o CPF cadastrado.

Veja também: IRPF 2021: Quem pode ser incluído como dependente?

Multas e punições por atraso

Caso você não consiga pagar seu IPVA RS 2021, de maneira a vista ou até mesmo parcelada, poderá sofrer graves consequências. Como por exemplo, ser cobrado multas com porcentagens em base no valor inicial do imposto. E lembrando que a mesma pode ter sua porcentagem aumentada, conforme o passar do tempo.

Sem falar que em situações mais agravantes, apesar de menos comuns, é possível até mesmo que o proprietário do veículo tenha seu automóvel apreendido. E disso, só obterá a liberação do pátio central de sua cidade após ter quitado sua dívida com o governo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui