Atualmente, no Brasil, temos cada vez mais benefício sendo criados pelo Governo Federal. E por se tratarem de programas sociais com âmbito federal, o mesmo possui exigências já pré-estabelecidas para todas os participantes. Uma delas com certeza é a utilização do NIS, que é o Número de Identificação Social de cada brasileiro.
Disso, muitas pessoas sequer sabem que possuem o mesmo, ou que é necessário efetuar a criação do mesmo. E assim, não têm ciência de como fazer os procedimentos necessários. Se esse é o seu caso, fique tranquilo, pois nesse artigo estaremos explicando todos os procedimentos para tal.
Como consultar ou fazer seu NIS
Se a pessoa não tem o número de seu NIS, então, ela precisa fazer um cadastro social, para que o mesmo seja gerado. E para fazer tal procedimento, é algo bastante simples, na verdade. Como por exemplo, a forma mais simples é indo até um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Existem diversas unidades espalhadas pelo Brasil, basta verificar qual é a mais próxima de sua residência. Disso, leve também alguns documentos pessoais seus, como RG, CPF, comprovante de residência, e claro, um comprovante de renda também. Do contrário, terá que voltar em outro dia.
E para quem já é um cadastrado pelo CRAS, então, a consulta do NIS se torna mais fácil ainda. Até porque, ela pode ser feita por meio do site do Meu CadÚnico, que é a mesma plataforma que você utilizaria para solicitar benefícios ao Governo Federal, de qualquer jeito.
Então para tal, basta utilizar o seu CPF no sistema. Disso, o responsável pela família, ou o próprio titular, poderá efetuar a consulta. Uma vez depois de digitar seu documento, aparecerá na próxima tela todas as informações referentes ao beneficiário, e uma delas sendo o número de identificação social.
Saiba mais: Revisão do FGTS pode pagar mais de R$ 10 mil
Mais consultas ao NIS
Vale a pena citar que esse não é o único modo de consultar seu NIS. Na verdade, existem todos esses procedimentos abaixo:
- Primeiramente, por meio do CadÚnico, conforme mencionamos no parágrafo acima
- Posteriormente, pelo Cartão Cidadão, que terá o número encontrado na parte frontal do cartão. Disso, note que a sequência numérica não inclui os dois dígitos finais. Esses estão no final do cartão
- A carteira de trabalho é um documento que também apresenta o mesmo. Ela está disponível no topo da página inicial, que possui a sua foto
- E por fim, por meio do extrato do FGTS, com seu CPF
Governo utiliza dados para consulta
Vale a pena informar que todos esses procedimentos acima também são de alcance do Governo Federal, até porque, as companhias e métodos listados acima, são de alguma forma, linkados a entidade. Disso, o governo costuma utilizar o NIS dos participantes para terem acesso aos seus dados pessoais.
E assim, podem verificar de um modo mais rápido todo o perfil de futuros participantes. Isso para decidirem se são ou não qualificados o suficiente para entrarem na lista de aprovados. Tudo para que possam vir a se tornar futuros beneficiários, dos mais diversos tipos de programas sociais que têm criados.