domingo, janeiro 23, 2022

Vestibular Indígena 2022 da Unicamp e UFSCar abrem inscrições

Atualmente no Brasil, temos cada vez mais casos de inclusões sociais, para os mais diversos tipos de classes e credos. Disso, universidades públicas, com as federais e estaduais, e até mesmo particulares, tentam entrar nesse meio também. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de Campinas (UNICAMP) são dois exemplos claros disso.

Até porque, as mesmas estão oferecendo o vestibular indígena 2022, voltado totalmente para uma classe muito específica. E claro, disso, possuem suas próprias regras e especificidades, que inclusive, deverão ser listadas neste artigo. Abaixo, confira as principais informações que separamos para você sobre o assunto.

vestibular indígena 2022
Vestibular indígena 2022 da UNICAMP e UFSCar abrem inscrições

Algumas informações sobre o vestibular indígena 2022

Vale a pena dizer que só poderão participar do vestibular indígena 2022 dessas duas universidades aqueles que foram considerados indígenas, no Brasil. Disso, há alguns aspectos interessantes a serem listados nestes casos. Como por exemplo, os candidatos podem escolher até dois cursos diferentes para concorrer.

E inclusive, poderão até mesmo indicar um curso de cada instituição, aumentando ainda mais suas chances de ingresso no ensino superior. Mas, claro, lembre-se que é necessário apresentar uma série de documentos. Até para comprovar que você está de fato classificado dentro da classe social que as universidades estão abrindo programas de cotas.

Veja também: Resultado do ENCCEJA já pode ser consultado

Recomendações e requisitos do vestibular indígena 2022

Conforme mencionamos anteriormente, para participar do vestibular indígena 2022, é necessário que cumpra com alguns pré-requisitos. Na verdade, são dois pontos, sendo que ambos foram divulgados pelas duas universidades. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, é necessário comprovar que pertence a etnia dos indígenas do território brasileiro, apresentando a documentação oficial de indígenas no país
  2. Posteriormente, lembre-se que é necessário também ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública. Ou então, até mesmo em escolas indígenas reconhecidas, ou ter feito toda a certificação do ensino médio por meio de exames oficiais, como por exemplo o ENCCEJA

Continue lendo: PROUNI 2022 deverá mudar diversas regras

Como se inscrever no vestibular indígena 2022?

Para poder se cadastrar no vestibular indígena 2022, o procedimento para tal é muito simples. Na verdade, as inscrições são totalmente gratuitas, e podem ser feitas até as 17h do dia de janeiro. Isso por meio do site oficial da Comvest, que é a banca organizadora desse ano.

Lembrando que em todo ano temos uma banca organizadora diferente. O endereço eletrônico está disponível no https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-indigena-2022/. Disso, os aprovados deverão entregar uma série de documentos que comprovem pertencer aos povos dos indígenas do Brasil, além do restante que for necessário para efetuar sua matrícula.

Saiba mais: Resultado do ENCCEJA atrasou para divulgação

Datas e locais das provas

Vale a pena lembrar também que o vestibular já tem uma data marcada para ser aplicado. E além disso, os locais dos exames também já foram estabelecidos por parte da banca organizadora.

O teste está marcado para o dia 13 de março de 2022, e deverá acontecer nas cidades de Bauru e Campinas, no estado de São Paulo, em Recife, no estado de Pernambuco, em Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul, e em São Gabriel da Cachoeira, Manaus e Tabatinga, no estado de Amazonas. Portanto, anote isso em sua agenda para não perder a data.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui