Atualmente no Brasil, temos cada vez mais casos de inclusões sociais, para os mais diversos tipos de classes e credos. Disso, universidades públicas, com as federais e estaduais, e até mesmo particulares, tentam entrar nesse meio também. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de Campinas (UNICAMP) são dois exemplos claros disso.
Até porque, as mesmas estão oferecendo o vestibular indígena 2022, voltado totalmente para uma classe muito específica. E claro, disso, possuem suas próprias regras e especificidades, que inclusive, deverão ser listadas neste artigo. Abaixo, confira as principais informações que separamos para você sobre o assunto.
![vestibular indígena 2022](https://www.economiasc.com.br/wp-content/uploads/2021/12/vestibular-indigena-2022-da-unicamp-e-ufscar-abrem-inscricoes-300x200.jpg)
Algumas informações sobre o vestibular indígena 2022
Vale a pena dizer que só poderão participar do vestibular indígena 2022 dessas duas universidades aqueles que foram considerados indígenas, no Brasil. Disso, há alguns aspectos interessantes a serem listados nestes casos. Como por exemplo, os candidatos podem escolher até dois cursos diferentes para concorrer.
E inclusive, poderão até mesmo indicar um curso de cada instituição, aumentando ainda mais suas chances de ingresso no ensino superior. Mas, claro, lembre-se que é necessário apresentar uma série de documentos. Até para comprovar que você está de fato classificado dentro da classe social que as universidades estão abrindo programas de cotas.
Veja também: Resultado do ENCCEJA já pode ser consultado
Recomendações e requisitos do vestibular indígena 2022
Conforme mencionamos anteriormente, para participar do vestibular indígena 2022, é necessário que cumpra com alguns pré-requisitos. Na verdade, são dois pontos, sendo que ambos foram divulgados pelas duas universidades. Como por exemplo:
- Primeiramente, é necessário comprovar que pertence a etnia dos indígenas do território brasileiro, apresentando a documentação oficial de indígenas no país
- Posteriormente, lembre-se que é necessário também ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública. Ou então, até mesmo em escolas indígenas reconhecidas, ou ter feito toda a certificação do ensino médio por meio de exames oficiais, como por exemplo o ENCCEJA
Continue lendo: PROUNI 2022 deverá mudar diversas regras
Como se inscrever no vestibular indígena 2022?
Para poder se cadastrar no vestibular indígena 2022, o procedimento para tal é muito simples. Na verdade, as inscrições são totalmente gratuitas, e podem ser feitas até as 17h do dia de janeiro. Isso por meio do site oficial da Comvest, que é a banca organizadora desse ano.
Lembrando que em todo ano temos uma banca organizadora diferente. O endereço eletrônico está disponível no https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-indigena-2022/. Disso, os aprovados deverão entregar uma série de documentos que comprovem pertencer aos povos dos indígenas do Brasil, além do restante que for necessário para efetuar sua matrícula.
Saiba mais: Resultado do ENCCEJA atrasou para divulgação
Datas e locais das provas
Vale a pena lembrar também que o vestibular já tem uma data marcada para ser aplicado. E além disso, os locais dos exames também já foram estabelecidos por parte da banca organizadora.
O teste está marcado para o dia 13 de março de 2022, e deverá acontecer nas cidades de Bauru e Campinas, no estado de São Paulo, em Recife, no estado de Pernambuco, em Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul, e em São Gabriel da Cachoeira, Manaus e Tabatinga, no estado de Amazonas. Portanto, anote isso em sua agenda para não perder a data.