sexta-feira, junho 18, 2021

Aditamento FIES: veja quais documentos devem ser apresentados

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um dos principais programas de financiamento estudantil do país. Por meio dele, diversos estudantes, anualmente, conseguem ingressar em instituições de ensino superior, sem pagar nada, a princípio.

A cada semestre, para aqueles que participam do projeto, é necessário fazer o aditamento FIES, para que não perca a sua vaga. E para quem tem dúvidas a respeito do assunto, não se preocupe. Pois, neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto. Principalmente como realizar o aditamento, e o que é o mesmo.

aditamento FIES

Prazo para aditamento FIES foi prorrogado

Originalmente, os estudantes tinham até o mês de abril para realizarem o aditamento do Novo FIES, e garantirem suas vagas nas salas de aula. Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, o calendário de todos os programas educacionais em todo o país ficou extremamente bagunçado.

Muitos alunos e interessados não conseguiam reunir os dados necessários, menos ainda comparecer em locais estipulados, por conta das aglomerações. E por isso, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo de tal aditamento para até 30 de junho. Deste modo, garante uma maior segurança para os estudantes do Brasil que estejam interessados no assunto.

O que é o aditamento FIES?

Para quem tem dúvidas sobre o que é o aditamento FIES, isso na verdade é algo bastante simples de se entender. Na verdade, tudo é apenas uma prorrogação do contrato do financiamento que o estudante fez com o Ministério da Educação e a instituição de ensino superior na qual ele está matriculado.

E disso, deve ser feito tal movimentação todos os semestres. Até para demonstrar que o estudante deseja continuar fazendo o uso do programa, e que desta maneira, permaneça atrelado ao financiamento. Portanto, caso você perca o prazo do aditamento, poderá correr riscos de perder o seu financiamento, o que é algo que com certeza lhe atrapalharia.

Documentos necessários e como solicitar o aditamento FIES

Caso você tenha interesse em solicitar o aditamento FIES, é necessário, primeiramente, que tenha em mãos alguns documentos. Estes são o seu RG e o seu CPF, por exemplo. Além disso, a renovação é feita totalmente de maneira virtual. O estudante deve acessar o portal do programa, e seguir todos os passos abaixo:

  1. Primeiramente, depois de entrar no portal com seus dados, clique em aditamento de contrato. Disso, uma página será carregada, e nela, o estudante precisa inserir todos os seus dados no portal do FIES
  2. Feito isso, a próxima etapa consiste em preencher informações que forem solicitadas. Após concluir, envie seus dados, que a renovação estará solicitada

Outro programas estudantis

Além do aditamento FIES 2021, pelo programa de financiamento estudantil, existem outros dois programas educacionais bastante populares no Brasil. Entretanto, nenhum deles oferece financiamentos, mas sim bolsas de estudo integrais.

O primeiro deste é o SISU, destinado exclusivamente para instituições de ensino superior pública, como estaduais e federais. E já o PROUNI 2021, também segue esta linha das bolsas, porém, apenas para as faculdades que são privadas ou particulares. Ou seja, aquelas que cobram mensalidade e matrícula.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui