O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos principais programas educacionais que existem no Brasil, atualmente. O mesmo é sempre relacionado ao PROUNI e ao SISU, até por sua popularidade. Comandado pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto tem um único e simples objetivo: o de facilitar o ingresso de estudantes a instituições de ensino superior.
Mas, vale a pena dizer aqui que o mesmo só vale para faculdades particulares e privadas. Até porque, ele oferece financiamentos integrais e até mesmo parciais de todos os cursos de boa parte das universidades brasileiras, que cobram matrícula e até mesmo mensalidade.
FIES já tem número de vagas anunciadas para 2022
Ainda na última semana, mais precisamente no dia 29 de dezembro, o Comitê Gestor do programa, que também faz parte do MEC, divulgou que já existe um número de bolsas garantidas para esse ano de 2022.
No caso, o FIES deverá atender até 110.925 vagas para estudantes, sendo que 60% dessas, ou seja, 66.555, serão destinadas para o primeiro semestre letivo. Já as demais, que correspondem a 44.370 (40%) serão válidas somente para o segundo semestre. Portanto, se você tem interesse, já pode começar a correr atrás de uma vaga em sua escola.
FIES utiliza ENEM como base
Vale a pena dizer que o FIES também utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base. Claro, não é obrigatório usar a nota do mesmo, mas, quem quiser, pode o fazer. Até porque, quanto maior a nota, maior será a sua prioridade na fila.
E além disso, se tiver uma nota extremamente alta, algumas instituições de ensino ainda oferecem bons descontos no programa de financiamento. Então, já são duas grandes vantagens para quem for prestar a prova e quiser utilizar a mesma na hora de efetuar a sua matrícula no projeto.
Quem pode participar do FIES?
Com relação a quem pode participar do FIES, saiba que existem algumas exigências a serem cumpridas. Como por exemplo:
- Primeiramente, ter realizado o ENEM entre os anos de 2010 e 2021
- Posteriormente, ter também uma renda familiar per capita de no máximo três salários mínimos
- Disso, não pode ter zerado a sua redação no ENEM, e é necessário também que tenha uma nota superior a 450 pontos no exame de múltipla escolha
- Então, deve estar matriculado, presencialmente, em uma instituição de ensino superior com nota acima de três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
- E por fim, não estar inadimplente ou usando financiamentos no momento
Como o programa funciona?
Agora com relação a como o FIES funciona, é muito simples. Você se inscreve em uma universidade particular, e depois no programa social. Disso, o mesmo efetua o pagamento de todas as matrículas e mensalidades que possa ter, até o final de seu curso.
E então, você só começa a pagar o mesmo após a conclusão do mesmo, ou se decidiu trancá-lo. Isso dá a oportunidade de as pessoas conseguirem seus diplomas sem a preocupação de ter que pagar pelo curso na hora, ainda mais se estiverem sem condições naquele momento.