Início Benefícios Benefício Extra do BPC será liberado pelo INSS; veja quem tem direito

Benefício Extra do BPC será liberado pelo INSS; veja quem tem direito

0
43
bpc
Benefício Extra do BPC será liberado pelo INSS; veja quem tem direito

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um dos programas sociais mais diferentes no Brasil. Isso porque, o mesmo não é ligado diretamente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ou seja, não é necessário efetuar contribuições mensais à previdência social para poder receber o mesmo.

Mas, apesar de não estar internamente enraizado nele, o INSS ainda estará participando de algo bem bacana, referente ao benefício, neste futuro próximo. A entidade do Governo Federal, anunciou nesta semana que passará a pagar um abono extra para os beneficiários. Mas, apenas para alguns que se enquadrem na exigência que está sendo feita pela empresa.

bpc
Benefício Extra do BPC será liberado pelo INSS; veja quem tem direito

INSS pagará abono para alguns beneficiários do BPC

Segundo comunicado feito pelo INSS, a entidade pagará um abono extra para alguns beneficiários do BPC. Isso a partir de 1º de outubro, ainda deste ano. O mesmo será conhecido por auxílio inclusão, no equivalente a 50% de um salário mínimo. Mas, isso será apenas para aqueles que recebem o programa social do Governo Federal, e que ainda consigam arrumar um emprego. Tal medida serve como incentivo para que os beneficiários voltem a conseguir obter vagas no mercado de trabalho. E mais do que isso, para que possam voltar a ter uma renda que não seja totalmente dependente do governo.

Mas, existem também algumas regras a respeito disso. Saiba que o BPC só pode ser repassado no valor máximo do salário mínimo. E atualmente, a remuneração base do país está na casa dos R$ 1.100,00. Disso, para este novo abono que está sendo proposto, a remuneração do beneficiário em questão, neste novo emprego, não poderá ultrapassar a casa dos dois salários mínimos. Ou seja, R$ 2.200, em 2021. E também precisa ser um segurado da previdência geral, ou até mesmo do regime próprio dos servidores. Lembrando também que a remuneração é atualizada anualmente.

Quem pode receber o BPC?

Agora quem pode receber o BPC, é bastante simples. O Governo Federal informou as especificações para todos aqueles que desejam receber o BPC/LOAS. As regras são:

  1. Primeiramente, ser idoso com 65 anos de idade ou mais
  2. Posteriormente, possuir alguma deficiência. Esta desde que comprove sua impossibilidade de trabalhar. E também, até mesmo de participar em paridade de condições com o restante da sociedade

Vale a pena lembrar que nestes casos de deficiência, é necessário também apresentar exames e laudos médicos. Ou até mesmo ter que passar por um médico legista do Governo Federal. Tudo para poder evitar diversos casos de recebimentos fraudulentos. Vale a pena lembrar também que para ambos os casos é necessário respeitar o limite financeiro que estipulamos acima, neste texto.

Mais programas sociais

Existem alguns outros programas sociais, além do BPC, que foram criados pelo Governo Federal. E que neste caso, também não precisam de contribuição para a previdência social. Este é o caso do auxílio emergencial e do benefício emergencial.

Mas, falando sobre o INSS, ainda temos os mais diversos tipos de aposentadoria e pensionatos. Sem falar na antecipação do 13º salário, que já foi feita em 2021. Para empresas, temos o retorno do PRONAMPE e a criação do Programa Brasil Mais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui