quinta-feira, setembro 16, 2021

Golpe com PIX por SMS oferece descontos, mas rouba vítimas

O PIX se tornou um dos principais tipos de movimentação financeira em todo o país. Até por sua praticidade, velocidade e gratuidade, as pessoas têm cada vez mais utilizado o mesmo em seus aplicativos bancários. Entretanto, recentemente, muitos cidadãos brasileiros também têm relatado um novo golpe que está surgindo.

Esse se passa por pessoas ou até mesmo empresas fraudulentas que enviam SMS para muitos. E neste, acabam roubando os dados pessoais das mesmas, que acabam respondendo com suas informações sigilosas. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto. E como você pode identificar, e até mesmo se prevenir contra isso.

Como funciona o golpe do PIX

Muitas pessoas estão caindo no novo golpe do PIX, mas, você sabe como o mesmo funciona? Muitos malfeitores estão anunciando desconto em faturas de cartão de crédito ou até mesmo celular. E disso, a mensagem diz que as operadoras se uniram para oferecer descontos, caso o pagamento da conta fosse feito por meio do novo método. Este que foi introduzido no Brasil ainda no ano passado, em novembro. Disso, a vítima precisava acessar um site, e informar diversos dados. Como por exemplo, a bandeira de seu cartão, CPF completo, os quatro últimos dígitos do cartão e o valor total da fatura.

pix
Golpe com PIX por SMS oferece descontos, mas rouba vítimas

Disso, tal página informaria uma chave PIX na qual você precisava efetuar a transferência. Alegando que sua fatura seria quitada após isso. Entretanto, o destinatário final não possui relação nenhuma com a empresa de seu cartão de crédito. Ou até mesmo com a do seu telefone. E lembrando que uma vez que você efetua a transferência pelo PIX, é impossível ter o dinheiro retornado. Mesmo que seja comprovada a situação de fraude. O que faz com que a vítima saia no total prejuízo de ter pago uma quantia para um completo estranho.

Fraudes no PIX aumentam a cada dia

Vale a pena citar que a empresa que detectou os casos de fraude de PIX no Brasil foi Kaspersky. Esta é uma companhia de segurança virtual, famosa inclusive por desenvolver um dos antivírus mais potentes do mundo. O analista sênior da mesma, Fabio Assolini, afirmou que estes golpes por SMS acontecem há muito tempo no Brasil.

E agora, com a popularidade do novo sistema de pagamento, os criminosos estão se movimentando ainda mais. Disso é importante verificar sempre a veracidade de tais links e até mesmo e-mails, e mensagens, antes de realizar qualquer operação.

Como evitar os golpes

Agora com relação a como evitar os golpes com o PIX, é muito simples. Saiba que veículos oficiais, principalmente empresas de cartão de crédito, raramente mandam mensagens de texto. Mas, ainda pode acontecer. Disso, o que você pode fazer antes de qualquer coisa é entrar em contato com a mesma. Seja por e-mail ou até mesmo por telefone para confirmar a veracidade das informações.

No site oficial das mesmas sempre há um setor de contato para que você possa falar com eles. Além disso, verifique sempre também o número ou endereço de e-mail de quem está te enviando uma mensagem. Pois nele geralmente aparecem informações que já revelam que é um golpe.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui