sexta-feira, junho 18, 2021

Espelhos da Redação ENEM já estão disponíveis; veja como consultar

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas de todo o Brasil. Isso porque, ela serve para ajudar diversos estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em instituições de ensino superior. Até porque, existem muitos programas estudantis que aceitam a nota do exame como cortes para tal.

Disso, nesta última semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é responsável por administrar o teste, divulgou o espelho da redação ENEM. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto, e como você poderá consultar seu texto.

Redação ENEM

Como consultar a redação ENEM

Se você deseja consultar sua redação ENEM, é bastante simples. Primeiramente, saiba que o INEP divulgou o espelho da mesma nesta última sexta-feira (28 de maio), às 18h. Disso, é possível efetuar sua consulta na área do participante, no próprio site da entidade, no qual você efetuou o seu cadastro para se inscrever.

No caso, ele utiliza os mesmos dados da plataforma do Governo Federal. Lembrando que qualquer um pode solicitar a revisão da redação, seja para uma simples consulta, ou até mesmo para saber como foi o seu rendimento na avaliação escrita do exame.

Como funciona a redação ENEM?

A redação ENEM sempre é algo muito preocupante para todos os estudantes do ensino médio. Até porque, os mesmos não sabem quais serão os temas que vão ser solicitados pela entidade do Governo Federal. Anualmente, os temas sempre mudam conforme mudanças vão acontecendo na sociedade.

Mas, garantimos que são sempre assuntos voltados para a humanidade, e assuntos mais discutidos no mundo. Diferentemente dos testes de múltipla escolha, que são sempre focados em disciplinas que são ensinadas na sala de aula. Como por exemplo, perguntas de física, química, matemática, entre outros. Sua gramática e ortografia serão extremamente julgadas aqui.

Redação ENEM: como funcionam as notas

A redação ENEM e as notas dos testes de múltipla escolha são utilizadas para o cálculo do corte dos programas estudantis, para quem quer ingressar em uma instituição de ensino superior. No caso, você não poderá ter uma nota inferior a 450 pontos, nos testes, e nem zerar a redação.

Caso isso aconteça, estará automaticamente eliminado do processo seletivo. Agora se você ultrapassou esta margem, então, saiba que as maiores notas obviamente receberão maiores privilégios nas filas. Exatamente por isso que o exame acaba se tornando tão importante assim no Brasil.

Quando o ENEM será realizado em 2021?

Ainda não sabemos quando o ENEM será realizado em 2021. Isso se for feito neste ano. Até porque, a edição passada, de 2020, precisou ser realizada em janeiro deste ano, por conta da pandemia do Covid-19. Disso, a possibilidade para que isso se repita é grande. Até porque existe também um período de quase 180 dias entre a inscrição e o teste, que precisa ser respeitado.

Isso é uma informação que já foi repassada anteriormente pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, será necessário aguardar quando a entidade divulgará tais datas, só para assim termos uma informação oficial a respeito do calendário do teste e da redação ENEM.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui