sábado, julho 24, 2021

Certidão de FGTS: Veja como consultar, como emitir, e para que serve

A certidão do FGTS é um documento que pode ser exigido por diversas instituições financeiras. Isso para obter sua liberação de crédito meio ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Lembrando que o mesmo pode ser obtido de maneira online, e é conhecido também como Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social (CND).

Este mesmo documento garante que a empresa contratante está depositando os valores requisitados para os funcionários mensalmente. E com isso, garantem-se dentro da lei. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais sobre este assunto, principalmente como pode fazer a consulta, se precisar.

Como consultar a certidão de FGTS

Caso você esteja precisando emitir a certidão de FGTS, o procedimento é bastante simples. Abaixo, até separamos um passo a passo para você, com todas as instruções de como fazer isso. Siga:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
  2. Posteriormente, acesse o menu de sou empregador, e então, clique em o que é a regularidade para com o FGTS
  3. Disso, basta clicar no próximo item, o consultar certificado de regularidade do FGTS – CRF. E por fim, clique em consultar para ter acesso ao documento
  4. Agora, será direcionado para uma nova página. Nesta, dirija-se até a opção de consultar CRF, e digite o CNPJ ou CEI de sua empresa. Lembrando que aqui só poderá utilizar números. O campo do UF pode ficar em branco
  5. Se você for utilizar um CNPJ básico para consultar a certidão de FGTS, saiba que é necessário também que você informe a unidade federativa na qual a empresa se encontra
  6. Feito isso, será direcionada para uma nova página, que mostrará a regularidade da empresa meio ao FGTS. Se desejar emitir uma cópia do documento, basta clicar em obter o certificado de regularidade do FGTS – CRF. Basta imprimir agora

Certidão de FGTS tem diversos nomes

Muitas empresas não sabem, mas na verdade, a certidão de FGTS também é conhecida por outros nomes. Como por exemplo, também pode ser atendida por Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social (CND). Além de CRF, que vem de Certificado de Regularidade do FGTS.

Todas elas fazem a mesma coisa, que é comprovar a regularidade das empresas junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Portanto, caso algum órgão ou instituição bancária te solicite este, não estranhe. Basta fazer o mesmo procedimento que listamos no parágrafo de cima.

O que é o FGTS?

O FGTS nada mais é do que um benefício destinado para todos os trabalhadores do Brasil. Estes que claro, possuam registro sob as Consolidações das Leis do Trabalho. No caso, basta não ter sido demitido por justa causa, para que possa participar do mesmo. Lembrando que este programa social é previsto por lei.

No caso, o valor dele pode chegar a no máximo ao mesmo valor salarial que a pessoa recebe. Isso claro, em uma única parcela, que é disponibilizada para saque anualmente, com base no mês de aniversário de cada beneficiário. Portanto, tenha ciência de consultar a tabela do FGTS, no site da Caixa Econômica Federal, para que possa descobrir quando pode sacar.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui