quinta-feira, outubro 28, 2021

Consulte o PIS: Saiba como saber se você tem direito ao benefício

O Programa de Integração Social (PIS) é uma espécie de benefício para o trabalhador brasileiro. Desde que claro, seja registrado em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). E também, que tal empresa contratante seja privada. Do contrário, se for uma companhia pública, lhe será pago o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Como neste artigo falaremos apenas sobre o primeiro caso, ou seja, direcionado para as privadas, explicaremos mais sobre como funciona o programa. Desde quais são as exigências, e até o modo que consulte o PIS lhe seja possível.

Consulte o PIS: quem pode receber o benefício

No processo de consulte o PIS/PASEP é necessário entender as circunstâncias do benefício. Só poderão receber o mesmo aqueles que forem funcionários de empresas privadas. E mais, que tenham pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior. Sem falar que também precisam estar inscritos no programa ao menos por 5 anos, e que recebam, no máximo, dois salários-mínimos por mês.

Se não estiver dentro destas circunstâncias, não poderá receber a quantia destinada. Lembrando que o cadastro no programa deve ser efetuado por meio de sua empresa contratante. Você não precisará fazer nada aqui.

Por onde é feito o pagamento do PIS?

No consulte o PIS, existe apenas uma instituição bancária que efetua o depósito do Programa de Integração Social (PIS). Este é a Caixa Econômica Federal. E no caso dos que são pagos o PASEP, o banco responsável é o Banco do Brasil. De qualquer forma, no caso da Caixa, a sua empresa contratante costuma abrir uma conta situacional para você.

Nesta ela não funciona como uma conta corrente tradicional, mas uma apenas para recebimento de benefícios e acúmulos de quantias de programas sociais. E é por meio desta, no seu CPF e NIS, que consegue receber os valores separados.

Consulte o PIS: como fazer?

No caso de consulte o PIS, existe um procedimento para que consiga acessar todas suas informações sobre o benefício. Para tal, siga abaixo o passo a passo que elaboramos para você:

  1. Primeiramente, faça o download do aplicativo Caixa Trabalhador em seu aparelho celular. O mesmo está disponível tanto na App Store, como no Google Play
  2. Posteriormente, instale o mesmo, e acesse a plataforma. Agora, lhe será solicitado seu login de acesso. Este é o número de seu PIS/PASEP/NIS ou CPF. Caso ainda não tenha uma senha registrada, poderá se inscrever na hora
  3. Disso, o próximo passo do consulte o PIS é logar no sistema, entrar em sua conta da Caixa, e apertar no menu de consultas
  4. Assim, será direcionado para um novo setor no aplicativo. Feito isso, clique em exercício vigente, que está abaixo da opção de abono salarial
  5. Então, todas as suas informações a respeito do benefício estarão disponíveis em sua tela. Desde sobre qual a quantia que tem a receber, a principalmente quais são as datas disponíveis para efetuar o saque. Isso sem falar que a plataforma é tão completa, que ainda possibilita que o trabalhador em questão efetue algumas simulações.
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui