O Programa de Integração Social (PIS) é uma espécie de benefício para o trabalhador brasileiro. Desde que claro, seja registrado em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). E também, que tal empresa contratante seja privada. Do contrário, se for uma companhia pública, lhe será pago o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
Como neste artigo falaremos apenas sobre o primeiro caso, ou seja, direcionado para as privadas, explicaremos mais sobre como funciona o programa. Desde quais são as exigências, e até o modo que consulte o PIS lhe seja possível.
Consulte o PIS: quem pode receber o benefício
No processo de consulte o PIS/PASEP é necessário entender as circunstâncias do benefício. Só poderão receber o mesmo aqueles que forem funcionários de empresas privadas. E mais, que tenham pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior. Sem falar que também precisam estar inscritos no programa ao menos por 5 anos, e que recebam, no máximo, dois salários-mínimos por mês.
Se não estiver dentro destas circunstâncias, não poderá receber a quantia destinada. Lembrando que o cadastro no programa deve ser efetuado por meio de sua empresa contratante. Você não precisará fazer nada aqui.
Por onde é feito o pagamento do PIS?
No consulte o PIS, existe apenas uma instituição bancária que efetua o depósito do Programa de Integração Social (PIS). Este é a Caixa Econômica Federal. E no caso dos que são pagos o PASEP, o banco responsável é o Banco do Brasil. De qualquer forma, no caso da Caixa, a sua empresa contratante costuma abrir uma conta situacional para você.
Nesta ela não funciona como uma conta corrente tradicional, mas uma apenas para recebimento de benefícios e acúmulos de quantias de programas sociais. E é por meio desta, no seu CPF e NIS, que consegue receber os valores separados.
Consulte o PIS: como fazer?
No caso de consulte o PIS, existe um procedimento para que consiga acessar todas suas informações sobre o benefício. Para tal, siga abaixo o passo a passo que elaboramos para você:
- Primeiramente, faça o download do aplicativo Caixa Trabalhador em seu aparelho celular. O mesmo está disponível tanto na App Store, como no Google Play
- Posteriormente, instale o mesmo, e acesse a plataforma. Agora, lhe será solicitado seu login de acesso. Este é o número de seu PIS/PASEP/NIS ou CPF. Caso ainda não tenha uma senha registrada, poderá se inscrever na hora
- Disso, o próximo passo do consulte o PIS é logar no sistema, entrar em sua conta da Caixa, e apertar no menu de consultas
- Assim, será direcionado para um novo setor no aplicativo. Feito isso, clique em exercício vigente, que está abaixo da opção de abono salarial
- Então, todas as suas informações a respeito do benefício estarão disponíveis em sua tela. Desde sobre qual a quantia que tem a receber, a principalmente quais são as datas disponíveis para efetuar o saque. Isso sem falar que a plataforma é tão completa, que ainda possibilita que o trabalhador em questão efetue algumas simulações.