sábado, junho 19, 2021

Imposto de Renda 2021: como declarar benefícios do INSS

O imposto de renda 2021 já está disponível para toda a população brasileira. Fazer sua declaração e prestar contas à Receita Federal é primordial. Principalmente para que não caia na malha fina, e que também tenha direito a uma boa restituição, caso seja elegível. Lembrando que é possível baixar o programa para a declaração no próprio site da entidade.

Neste artigo, estaremos falando um pouco mais sobre o assunto. Desde de quem precisa fazer a declaração, quais são os documentos necessários a recolher, e o que deve preencher na mesma. Portanto, siga as informações abaixo.

imposto de renda 2021

Quem deve declarar o imposto de renda 2021

O imposto de renda 2021 é de caráter obrigatório para todos os contribuintes do INSS que receberam pelo menos R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis. Estes podem ser salários, aposentadorias, pensão por morte, investimentos, criptomoedas, e muitos outros. Aqueles que não atingiram este valor, não precisam efetuar o prestar de contas à Receita.

Na verdade, para este ano, existe até uma especificidade. Se você está acima desta margem que citamos acima, e recebeu o auxílio emergencial, precisará retornar o valor total do benefício para o governo. Este pagamento poderá ser feito por meio de um boleto bancário, gerado pela entidade.

Qual a data limite para declarar o imposto de renda 2021

Se você precisa declarar seu imposto de renda 2021, saiba que o mesmo já está disponível desde o primeiro dia de março. Ou seja, já se passou quase um mês desde a liberação do sistema e do programa, no site da Receita Federal.

Mas, fique tranquilo, pois ainda tem basicamente o mesmo período para fazer sua declaração. O prazo máximo estipulado pela entidade do Governo Federal é até o último dia do próximo mês. Ou seja, poderá entregar tal documento até dia 30 de abril.

Como fazer sua declaração do imposto de renda 2021

Se você não sabe como fazer sua declaração do imposto de renda 2021, o procedimento é bastante simples. Primeiramente, você precisará baixar o programa para tal, no site da Receita Federal. Depois de instalar o mesmo, abra o sistema e escolha entre qual opção deseja fazer a declaração. Caso não tenha ficado claro, esta é entre a declaração completa, ou a simplificada. A simplificada geralmente costuma ser a mais utilizada entre as pessoas do país. Agora, terá que preencher todos os seus dados conforme indicado em seu informe de rendimentos.

✅ Leia também: 13º salário do INSS pode ter liberação antecipada em breve

Caso não tenha o seu informe, será necessário solicitar o mesmo por meio de sua empresa contratante. Até porque, ele é essencial na declaração do imposto de renda 2021. Caso tenha dependentes, poderá colocá-los na lista de isenção. Isso claro, se estiverem qualificados para tal.

Além disso, ainda será possível deduzir alguns outros valores, como por exemplo alugueis, plano de saúde, gastos com educações para os dependentes, entre algumas outras informações. Na própria plataforma você poderá encontrar estes casos. Feito isso, basta salvar seu documento, e enviar a declaração para o sistema da Receita. Aconselhamos que sempre salve os arquivos PDF em seu e-mail. Isso para evitar que tenha algum prejuízo futuro, e não tenha como comprovar sua declaração.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui