terça-feira, maio 17, 2022

IPTU 2022 Guarulhos conta com um valor de tributo fixado em 7%

Conforme viramos o ano, novos impostos acabam sendo cobrados pelo Governo Federal. Alguns deles são voltados para a energia elétrica, outros para automóveis, e claro, alguns para residências. Esse é o caso do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Tal tributo é previsto na Constituição, e é cobrado pelo Governo Federal, principalmente para todos os estados do Brasil.

O mesmo é destinado exclusivamente para pessoas físicas, ou até mesmo jurídicas, que possuem alguma propriedade, domínio útil ou até mesmo imóveis localizados em zonas urbanas. E esse é o caso do IPTU 2022 Guarulhos, voltado para uma das maiores regiões metropolitanas de São Paulo.

IPTU 2022 Guarulhos

Anualmente, o IPTU 2022 Guarulhos precisa ser cobrado pelo governo, para a população da região. Isso para que os proprietários consigam comprovar que estão dentro das normas, com relação a suas próprias propriedades. Lembrando que o tributo pode ser pago em apenas uma vez, ou até mesmo mais do que isso.

IPTU 2022 Guarulhos
IPTU 2022 Guarulhos conta com um valor de tributo fixado em 7%

E contribuintes que não efetuarem o pagamento do mesmo terão o débito registrado na dívida ativa. Podendo provocar assim até mesmo uma tomada de bens do do proprietário. Para empresas, não poderão participar de licitações e concorrências públicas.

Consulta IPTU 2022 Guarulhos

Para que você consiga efetuar sua consulta ao IPTU, saiba que existe todo um procedimento a ser seguido. Confira abaixo o passo a passo que separamos para você:

  1. Primeiramente, entre no site oficial da Prefeitura Municipal de Guarulhos. Isso por meio do endereço eletrônico https://www.guarulhos.sp.gov.br/
  2. Posteriormente, digite a inscrição cadastral do seu imóvel. Feito isso, basta apertar em consultar, que todos os dados de sua taxa aparecerão na tela

Valor do IPTU 2022 Guarulhos

Com relação ao valor que deverá ser pago no IPTU 2022 Guarulhos, saiba que o mesmo já está estipulado pela prefeitura municipal. Esse ficará no valor fixo de 7%, sob o valor venal de seu imóvel. Se não sabe o que isso significa, é muito simples.

O mesmo é o valor que é considerado a compra, e até mesmo a venda de seu imóvel. E disso, ainda é possível obter um desconto de até 10% em cima disso, conforme explicaremos no último parágrafo.

2ª Via do imposto

Confira abaixo como gerar a sua segunda via do IPTU 2022 Guarulhos:

  1. Primeiramente, retorne ao site oficial da Prefeitura Municipal de Guarulhos, para poder se consultar
  2. Posteriormente, terá que informar também o número de cadastro do seu imóvel
  3. Disso, clique em consultar. Na próxima página poderá encontrar a segunda, e então, fazer a emissão sem qualquer tipo de custo extra

Como efetuar o pagamento

Para efetuar o pagamento do IPTU 2022 Guarulhos também é muito simples. Você pode gerar a guia de pagamento por meio do site oficial da prefeitura municipal da região. Disso, tenha ciência que tal tributo é cobrado por meio de um boleto bancário.

E então, você tem até duas alternativas diferentes aqui. A primeira dela é efetuar o pagamento por cota única, ganhando um bom desconto de até 10% sobre o valor total. Mas, também é possível efetuar um parcelamento. Esse em pelo menos três vezes, sem decréscimo de valores.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui