domingo, janeiro 23, 2022

IPTU RJ 2022 » Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Uma das cidades mais importantes do Brasil, e antiga capital Federal, Rio está mais uma vez se preparando para cobrança do IPTU RJ 2022. O tributo municipal, cobrado de todos os imóveis localizados em área urbana, é calculado de acordo com o valor venal aferido pela prefeitura carioca.

O tributo é de competência municipal, incide sobre todos os tipos de imóveis, desde terrenos até apartamentos. Além disso, todos os tipos de imóveis – residenciais, comerciais e industriais – estão sujeitos a cobrança do tributo. Nem todos os municípios brasileiros executam a cobrança do IPTU, mas a Prefeitura do Rio, assim como a da vasta maioria dos municípios brasileiros, realizará a cobrança do IPTU Rio 2022.

IPTU 2022 RJ
IPTU 2022 RJ já está disponível para consultas dos contribuintes

IPTU 2022 RJ

O IPTU 2022 RJ já está começando a ser planejado pela prefeitura da  cidade do Rio de Janeiro. Por meio desse, todos os moradores do município que possuam alguma propriedade construída, em território carioca, terá que pagar o tributo.

E abaixo, separamos algumas informações muito importantes a respeito deste assunto. Como por exemplo os valores, como consultar, como gerar.

Aproveite para conferir também como funciona a cobrança do IPTU Salvador e descubra como quitar o tributo territorial em uma das maiores cidades do Nordeste.

Consulta do IPTU 2022 RJ

Para efetuar a consulta do IPTU 2022 RJ, confira abaixo o passo a passo que separamos para você:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do Governo Federal, no endereço eletrônico http://www2.rio.rj.gov.br/smf/siam/
  2. Posteriormente, informe no local da página seu número de inscrição do imóvel. Então, escolha o ano de competência de seu tributo.
  3. Feito isso, basta clicar em consultar, para aparecer todos os dados em sua tela.

Veja ainda como funciona o a cobrança do IPTU Belo Horizonte e descubra como deixar em dia o pagamento do tributo na capital mineira.

Valor do IPTU RJ 2022

Com relação ao valor do IPTU 2022 RJ, é necessário consultar diretamente no site da prefeitura, pois os valores do tributo são calculados individualmente. Mas, já sabemos que o tributo é calculado com base na área total do imóvel, área construída, e também, o local onde o imóvel está situado.

Existem também exceções, como por exemplo construções que são consideradas patrimônio histórico do estado. E claro, imóveis que possuem um valor menor do que R$ 55 mil. Disso, também alcançam a isenção do tributo.

Leia também qual o valor que será cobrado pelo IPTU Recife 2022 dos moradores da capital de Pernambuco.

2ª Via

Para gerar a segunda via de seu documento, o procedimento também é bastante simples. Primeiramente, retorne ao portal do Detran. E disso, insira a inscrição de seu imóvel. Feito isso, pode escolher o ano do IPTU no qual você irá pagar.

E então, basta clicar no ícone de impressão, para que você possa imprimir o seu boleto, sem nenhuma dificuldade. Feito isso, bata se direcionar a qualquer agência que aceite o mesmo.

Pagamento

Agora com relação ao pagamento do IPTU 2022 RJ, saiba que o mesmo começa a ser cobrado sempre no mês de janeiro, que equivale ao primeiro do ano. Disso, você tem algumas informações importantes a serem observadas, com relação ao tributo. Como por exemplo, o mesmo é gerado em forma de boleto bancário.

E disso, é possível pagar o mesmo de maneira à vista, com um grande desconto promovido. Entretanto, ainda pode dividir em diversas parcelas, sem juros, mas claro, sem o desconto. Disso, o cidadão também pode efetuar o pagamento em algumas redes bancárias e casa lotéricas. Portanto, tenha certeza de que não irá perder o pagamento e o calendário do mesmo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui