quinta-feira, abril 22, 2021

Restituição IRPF 2021: Veja qual lote receberá quem declarou em março

Declarar o imposto de renda para a Receita Federal é uma tarefa obrigatória para basicamente boa parte da população brasileira. A declaração serve como um prestar de contas para o Governo Federal, de tudo que teve de rendimentos no último ano. Muitas pessoas já fazem suas declarações aguardando pela restituição IRPF 2021.

E disso, sempre surge a dúvida de quando a mesma será paga para o contribuinte, principalmente os que entregaram as documentações logo de cara, em março. Pensando nisso, neste artigo estaremos falando um pouco mais sobre os prazos para a restituição, relacionando seu calendário de pagamentos.

Calendário da restituição IRPF 2021

Caso você tenha algum interesse em receber sua restituição IRPF 2021, após ter declarado seu imposto de renda em março, saiba que seu prazo não é pré-definido. Na verdade, a Receita Federal disponibiliza a consulta dos lotes de pagamentos apenas uma ou duas semanas antes que cada um comece a ser liberado. Abaixo, separamos estes para que você possa consultar, e ir verificando no site oficial da entidade, previamente às datas. Siga:

  1. Primeiramente, o lote número um será pago em 31 de maio
  2. Posteriormente, o lote número dois será repassado aos contribuintes em 30 de junho
  3. O terceiro lote será repassado somente em 30 de julho
  4. O lote número quatro será pago somente em 31 de agosto
  5. E por fim, o lote número cinco será pago aos contribuintes em 30 de setembro

Saiba, entretanto, que existem alguns casos especiais, que podem ser considerados pelo Governo Federal. Estes são priorizados e podem acabar indo para o primeiro lote. No próximo tópico, estaremos falando mais a respeito.

Casos especiais da restituição IRPF 2021

Conforme mencionamos anteriormente, existem alguns casos especiais que a restituição IRPF 2021 pode ir para o primeiro lote. Abaixo, encontrará a lista:

  1. Primeiramente, pessoas que já tem mais de 60 anos podem acabar recebendo prioridade do Governo Federal, sendo assim lançados para o primeiro lote
  2. Posteriormente, pessoas que tenham alguma deficiência física ou mental, além de algum problema grave de saúde, também podem ser consideradas
  3. Professores de ensino fundamental, médio ou superior também recebem prioridade no lote, desde que sua principal fonte de renda seja o magistério
  4. Depois destes três casos, entram as pessoas que enviaram suas declarações para a Receita Federal, logo em março, quando abriu o prazo para a entrega dos documentos

Antecipação da restituição IRPF 2021

Por conta da pandemia do Covid-19, muitas famílias brasileiras foram afetadas financeiramente. E disso, podem optar por fazer a antecipação da restituição IRPF 2021, que é uma manobra permitida por lei. Entretanto, suas respectivas instituições bancárias podem optar por cobrar algumas taxas bastante abusivas, por tal movimentação.

Não há como afirmar quais são os juros que são cobrados neste caso. Para tal, você terá que se consultar diretamente com o seu banco, e verificar quais são as condições de cobrança que eles oferecem para que possa receber este dinheiro antes do prazo do lote. Lembrando que quanto antes fizer isso, e mais longe for o lote de seu pagamento, maior a taxa pode ser.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui