quinta-feira, setembro 23, 2021

13º Salário antecipado: Saiba quais estados participam

O 13º salário do INSS é um dos principais benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Isso porque, este é mais um programa social do Instituto Nacional do Seguro Social. Geralmente, é pago todos os anos apenas para pensionistas e aposentados, no final do ano, mais precisamente em dezembro.

Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, muitos se viram em uma situação econômica ruim. E com isso, a necessidade de criar o 13º salário antecipado se tornou muito real. E após diversas discussões, o governo aprovou o pagamento do mesmo, agora para os meses de junho e julho. Neste artigo, estaremos falando mais a respeito do assunto.

O 13º salário antecipado

Vale a pena lembrar, antes de mais nada, que o pagamento do 13º salário antecipado já começou a ser realizado na última semana do mês de maio. Mais precisamente no dia 25. Mas, somente agora que alguns estados começaram a adotar esta antecipação para seus servidores públicos.

Este é o caso do estado do Ceará, e também de Santa Catarina, que agora entram na lista para contar com a parcela inicial. Lembrando que a segunda deverá ser depositada somente após a virada do mês de julho. E existem também algumas diferenças.

Valor do 13º salário antecipado

Geralmente, o 13º salário antecipado costuma ser igual ao valor do benefício que você recebe da principal entidade do Governo Federal. Este é na casa de um salário mínimo. Entretanto, dependendo do quanto você recebe, o valor pode ser consideravelmente maior. Mas, saiba que existe um teto para tal.

Além disso, agora a antecipação é feita em duas parcelas, com a primeira sendo paga em junho, enquanto que a segunda apenas em julho. E disso, a primeira conterá um valor maior na parcela, enquanto que a segunda virá com algumas taxas e descontos realizados.

Por que o 13º salário antecipado foi aprovado?

Originalmente, o 13º salário antecipado não era para acontecer neste ano. Entretanto, a pandemia do Covid-19 foi um grande fator para tal. No caso, diversas empresas acabaram fechando as portas, o que travou a economia do país. E assim, interferiu até mesmo no pagamento dos benefícios para a população.

Até porque, os cofres públicos do país foram muito afetados, e a criação de novos projetos demorou bastante. Com isso, tornou-se real a necessidade de dar aos beneficiários do INSS uma quantia na metade do ano. Sem falar que deste modo, abre uma janela no segundo semestre para novos programas.

Novos benefícios estão a caminho

Falando sobre, o 13º salário antecipado não é o único benefício aprovado pelo Governo Federal. Na verdade, o auxílio emergencial também retornou para a edição de 2021, em um pagamento de apenas quatro parcelas. Apesar disso, já existem discussões a respeito de uma prorrogação deste prazo.

Fora isso, o PRONAMPE, destinado totalmente para empresas, também foi aprovado nesta última semana. O governo ainda estuda uma reforma do Bolsa Família, para este ano. No caso, o mesmo passaria por um acréscimo significativo de valores. Atualmente, o programa social paga R$ 192,00 para seus beneficiários, e passaria a pagar R$ 250,00.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui