terça-feira, abril 6, 2021

Aposentadoria por idade 2021: Como encaminhar e quais as regras?

A aposentadoria por idade 2021 é um benefício oferecido pelo INSS, entidade oficial do Governo Federal. Por meio da mesma, trabalhadores que passaram boa parte de suas vidas prestando serviço e contribuindo para a previdência, podem parar de trabalhar, para receberem pensões mensais como gratificação.

Lembrando que para tal, é necessário atingir uma série de requisitos estabelecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações importantes a respeito deste assunto. Desde sobre como o benefício funciona, a claro, como poderá estar solicitando o mesmo, e quais são as exigências a serem cumpridas para tal.

Qual a norma prevista para a aposentadoria por idade 2021

Antes da reforma da previdência, ainda em 2019, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tinha um plano estipulado para a aposentadoria por idade 2021. Este na verdade era que homens só poderiam se aposentar com 65 anos, e mulheres com 60. Entretanto, após tal reforma, estes números subiram.

O do gênero masculino permanece os mesmos 65 anos de idade, enquanto que no lado feminino, a exigência subiu dois anos, ou seja, 62. Se você já cumpre estes requisitos, e contribui com a previdência, já poderá solicitar o seu benefício.

Qual o tempo mínimo de serviço para a aposentadoria por idade 2021

A aposentadoria por idade 2021 não diz respeito apenas a quantos anos uma pessoa tem, no momento em que solicitar seu benefício. Na verdade, o INSS também estipulou uma outra exigência, que é o tempo mínimo de serviço. Lembrando que este precisa juntamente ter contribuído com a previdência social, pelo tempo trabalhado.

Antes da reforma, homens e mulheres precisavam ter no mínimo 15 anos de serviços, comprovados, e também contribuídos. Após a reforma, o número para o gênero feminino foi mantido. Entretanto, para o masculino, a contribuição subiu para a casa dos 20 anos.

Leia também: Cadastro Único 2021: Como cadastrar sua família no CADÚNICO

Como solicitar a sua aposentadoria por idade 2021

Se você cumpre todos os requisitos para a aposentadoria por idade 2021, que listamos anteriormente neste artigo, então, o próximo passo é você solicitar o seu benefício. Se não sabe como fazer isso, fique tranquilo, pois separamos abaixo um passo a passo com todas as instruções, para te auxiliar nisso. Siga:

  1. Primeiramente, entre no site oficial do Meu INSS e faça seu login na plataforma. Caso ainda não tenha cadastro no sistema, é possível se registrar na hora. Lembre-se, entretanto, de utilizar dados pessoais reais seu, caso contrário, poderá ter o benefício negado
  2. Posteriormente, já logado na plataforma, vá até o menu inicial e clique na opção de agendamentos/solicitações. Feito isso, basta clicar em novo requerimento
  3. Agora, terá que procurar pelo link de aposentadoria. Quando o localizar, clique no mesmo. Feito isso, responda todos os questionários disponibilizados pelo sistema. Após isso, basta clicar em anexos, para incluir os documentos que lhe forem solicitados
  4. Por fim, basta buscar a sede do INSS mais próxima de sua residência, para agendar a sua solicitação. Finalize a mesma para oficializar seu pedido. Lembre-se de comparecer na data prevista, para que possa comprovar suas informações e conseguir pedir seu benefício de aposentadoria por idade 2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui