segunda-feira, outubro 25, 2021

CNH Social abre inscrição para 5 mil vagas em Goiás

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos principais documentos que são gerados no Brasil. Por meio destes, os motoristas e condutores dos carros recebem suas habilitações, para comprovar que estão aptos a guiar. E na verdade é contra a lei dirigir sem a mesma, por todo o país.

Disso, obter tal documentação costuma ser um processo extremamente custoso. E por isso, cada vez mais governos estaduais estão adotando o programa CNH Social. Esse que promove a criação do documento de modo totalmente gratuito. E nesta semana, foi o Governo do Estado de Goiás quem divulgou mais de 5.010 vagas abertas para os interessados.

CNH Social promove diversos tipos de categoria

Vale a pena lembrar que o programa CNH Social dá a oportunidade de obtenção do documento apenas para a primeira habilitação do participante. Renovações e afins não serão aceitas no projeto. Outra boa informação é que o projeto do governo está adotando a documentação para as categorias A ou B, e ainda podendo adicionar uma ou outra, caso queira. Mudar da categoria B para a D também é possível. E mais, o programa social ainda oferece algumas parcerias relacionadas ao curso teórico de legislação de trânsito, aulas práticas de direção e até mesmo três retestes, em casos de falhas.

CNH Social
CNH Social abre inscrição para 5 mil vagas em Goiás

Vale a pena lembrar ainda que todos os custos do programa CNH Social são inteiramente cobertos. Como por exemplo, o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH) e a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular. Isso sem falar também em exames médicos, psicológicos e até mesmo o agendamento para a prova teórica, e o exame prático. Para os candidatos que possuam algum tipo de deficiência, a junta médica também é inteiramente gratuita. A isenção também pode valer para o exame toxicológico que costuma ser exigido para a categoria profissional.

Como se inscrever no CNH Social

Caso você tenha interesse em se inscrever no CNH Social, o procedimento para tal é bastante simples. Primeiramente, atente-se ao prazo oficial, até porque, as inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro. Depois disso não será mais possível se registrar no programa social.

Os cadastros podem ser feitos por meio do site oficial do Detran do estado de Goiás, no endereço eletrônico https://www.detran.go.gov.br/psw/#/pages/conteudo/cnh-social/. Disso, basta efetuar o seu cadastro na plataforma gov.br. E então, finalizar a sua inscrição na plataforma da principal entidade de trânsito da região goiana.

Requisitos para poder participar do projeto

Também é necessário lembrar os pré-requisitos para poder participar do CNH Social. Como por exemplo para as vagas estudantis, é necessário ser um aluno da rede pública, no ensino médio, ou concluído o mesmo, entre 18 e 25 anos. Além disso, é preciso também estar com o registro ativo na plataforma do Cadastro Único. Para participantes urbanos ou rurais, é preciso ter mais de 18 anos e também estar inscrito no CadÚnico.

E mais, que saiba ler e escrever a todos os critérios estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito. Lembrando também que quem tiver alguma infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou reincidente nos últimos 12 meses anteriores as inscrições também não poderão participar do projeto.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui