Início Educação FIES 2021.2: Confira as regras para fazer a inscrição

FIES 2021.2: Confira as regras para fazer a inscrição

0
93
FIES 2021

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um projeto educacional do Brasil. O mesmo foi criado ainda em 1999, para atender a todos que queriam ingressar em uma instituição de ensino superior privada, mas que não tinham condições financeiras suficientes para pagar a mensalidade.

E disso, tal programa oferece financiamentos de valores integrais e parciais, com condições de pagamentos bastante justas. Algumas com juros moderados, e outras até mesmo sem nenhum. Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o FIES 2021 já está com suas inscrições abertas para o segundo semestre deste ano.

FIES 2021

Cronograma do FIES 2021

O Ministério da Educação já divulgou o cronograma oficial do FIES para as próximas semanas. Lembrando que todas as informações abaixo são referentes ao segundo semestre deste ano, apenas. Portanto, tenha isso em mente na hora de efetuar sua pesquisa. Confira:

  1. Primeiramente, o período de inscrição no programa de financiamento vai de 27 a 30 de julho
  2. Posteriormente, no dia 3 de agosto, será divulgado o resultado dos pré-selecionados em chamada única
  3. E por fim, de 4 a 6 de agosto é o prazo para que os pré-selecionados possam confirmar suas inscrições, por meio de complementações de informações e documentos, na chamada única

Quem pode se inscrever no FIES 2021?

Caso você tenha interesse em se inscrever no FIES 2021, é bastante simples. Primeiramente, é necessário que cumpra os requisitos que foram estabelecidos pelo Ministério da Educação. No caso, é preciso que tenha uma renda familiar de no máximo três salários mínimos.

Sem falar que, também é necessário que tenha prestado o último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E disso, que sua nota tenha sido superior aos 450 pontos, que é o mínimo permitido. Além disso, também não pode zerar na redação, e que as edições sejam a partir da que foi prestada em 2010. Isso para ser algo mais recente, nas salas de aula.

O P-FIES 2021

Existe uma derivação do FIES 2021 que é o P-FIES. Este segue um modelo idêntico ao do que é administrado pelo Ministério da Educação. Entretanto, a principal diferença aqui é que este programa é gerenciado por instituições bancárias privadas. Ou seja, caso opte por fazer o financiamento, tratará diretamente com um banco.

Mas, saiba que, geralmente, as condições oferecidas costumam ser um pouco mais caras do que as comuns. Portanto, aconselhamos que sempre verifique todas as condições com muita antecedência, antes de decidir fechar o contrato, para não se afundar em dívidas.

Programas que também utilizam o ENEM

Existem outros programas educacionais que também utilizam as notas do ENEM como corte, além do FIES 2021. Estes por exemplo são o SISU e o PROUNI. O primeiro destes disponibiliza bolsa de estudos para estudantes que tiveram a melhor nota no teste. Entretanto, apenas para faculdades públicas, sejam elas estaduais ou federais.

E o segundo também segue esta ideia de bolsas, porém, apenas para as universidades particulares. Ou seja, poderá conseguir uma bolsa de estudo em uma escola que cobra mensalidade e matrícula, sem ter que se preocupar com o pagamento integral de seu curso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui