sábado, maio 18, 2024

Fundo de Garantia: Baianos vítimas de enchente poderão sacar

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um programa social criado pelo Governo Federal. O mesmo é exclusivo para a classe trabalhadora do país. Desde que, claro, os envolvidos tenham sido registrados em carteira. E que disso, sigam as normas das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Essas são as principais exigências para quem gostaria de receber tais quantias do governo. Disso, cada vez mais a entidade federal tem criado alguns projetos internos. Como por exemplo, no estado da Bahia, quem está sofrendo com terríveis enchentes, recentemente, poderá recorrer a um saque do benefício, se necessário.

fundo de garantia
Fundo de Garantia: Baianos vítimas de enchente poderão sacar

Fundo de garantia pode ser sacado na Bahia

Ainda nas últimas semanas, todo o país tem sofrido com fortes chuvas, até pela época do ano que estamos vivendo. Disso, no estado da Bahia, toda a região encontra-se, na verdade, em estado de calamidade. Vendo que a população está precisando de um bom amparo financeiro para poder sobreviver e arcar com os custos da perda, essa foi uma das ideias e atitudes tomadas por parte do Governo Federal. Desse modo, fica mais fácil para as pessoas lidarem com seus problemas. E também, já é uma folha de pagamento a menos para a entidade federal lidar lá na frente.

Na verdade, na última quinta-feira (15 de dezembro), o presidente da república, Jair Bolsonaro, foi até o interior do estado baiano para avaliar a situação do mesmo. Apenas ao sobrevoar toda a região, o mesmo informou que já havia liberado à Caixa Econômica Federal que efetuasse a aprovação da concessão do fundo de garantia. Isso, claro, para quem tiver perdido sua residência, ou tiver sofrido muitos danos na mesma. Disso, a instituição bancária espera uma grande movimentação na região, o que pode acarretar em uma pequena sobrecarga de sistemas. Sem falar que é preciso ter valores acumulados no FGTS.

Situações para o saque do fundo de garantia

Dentro desse assunto, tal saque do fundo de garantia está sendo chamado por um nome muito específico, o de saque por calamidade. E disso, o governo e a Caixa estipularam algumas situações que você precisa ter passado para poder solicitar o benefício. Como por exemplo:

  1. Enchentes, inundações graduais, enxurradas, inundações bruscas ou alagamentos
  2. Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar, precipitações de granizos, vendavais e tempestades
  3. Vendavais intensos, ciclones extratropicais, vendavais intensos, furacões, tufões ou até mesmo ciclones tropicais
  4. Disso, tornados e trombas d’água. Também são inclusos desastres decorrentes do rompimento, ou até mesmo colapso de barragens. Desde que ocasionem movimentos de massa, com danos a unidades residenciais.

Como solicitar o benefício

Para solicitar o Fundo de Garantia, é necessário que você efetue o download do aplicativo do FGTS em seu telefone. O mesmo está disponível para Android e iPhone. Disso, vá para a opção de meus saques, e então, aperte em outras situações de saques. Feito isso, aperte no motivo do saque como calamidade pública.

Selecione o seu município, e aperte em continuar. Escolha uma das opções para receber seu FGTS. Crédito em conta bancária de qualquer instituição, ou então até sacar presencialmente. Faça o upload de todos os documentos requeridos. A partir disso a Caixa deverá analisar todas as suas informações.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui