domingo, outubro 24, 2021

Imposto de renda 2021: Como declarar benefício emergencial

O benefício emergencial (BEm) é um dos principais programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal, em 2020. Para este ano, ainda está sendo discutido o retorno do mesmo para a população. O que poucas pessoas sabem é que também é necessário declarar o BEm em seu imposto de renda 2021.

Por meio deste projeto, é possível que o trabalhador que tenha tido sua jornada de trabalho alterada, não saia no prejuízo, financeiramente falando. Até porque, sendo um beneficiário do mesmo, o governo arcará com as quantias que lhe foram descontadas, por um período determinado. Neste artigo, estaremos explicando melhor como pode fazer isso.

imposto de renda 2021

BEm no imposto de renda 2021

Por conta da pandemia do Covid-19, muitas empresas foram afetadas negativamente, em quesitos financeiros. No caso, algumas tiveram que fechar suas portas. E outras, para não demitirem seus funcionários, precisaram fazer cortes na jornada de trabalho, e até mesmo em seus salários. Disso, o Governo Federal acabou criando BEm, que também deve ser incluso no imposto de renda 2021. O programa ficou responsável por amparar todos os trabalhadores qu foram afetados por estas movimentações. No caso, o governo arcava com a porcentagem salarial que foi descontada de cada um. Mas claro, apenas para aqueles que atingiam até um número igual a um salário mínimo.

Poucos casos de pessoas que recebiam mais do que esta quantia, e que conseguiram ter o valor integral retornado. O BEm está isento de taxas no imposto de renda 2021, mas, ainda deve ser declarado. Até porque ele consta como um rendimento não tributável. Você pode consultar os valores que recebeu por meio do site da carteira de trabalho digital, ou até mesmo pelo aplicativo deste, em seu aparelho celular. O app funciona em serviços operacionais Android e iOs. Vale a pena lembrar que para este ano, ainda não está confirmado o retorno do projeto. Entretanto, o ministério da cidadania acredita que a proposta enviada será aprovada em breve.

Como declarar o BEm no IR

Caso você tenha interesse em declarar o seu imposto de renda 2021, e tenha sido beneficiário do BEm, tenha ciência de que será necessário o programa social em seu documento. Para tal, separamos abaixo um passo a passo com todas as instruções. Basta seguir:

  1. Primeiramente, acesse o sistema do IR da Receita Federal, e faça seu login na plataforma com seus dados pessoais
  2. Feito isso, clique em rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica. Uma ficha para preenchimento aparecerá no menu da esquerda da tela de preenchimento da declaração
  3. Posteriormente, basta clicar em novo, para começar a preencher sua declaração do imposto de renda 2021. Lembre-se que a fonte pagadora do BEm é o Governo Federal. Então neste campo, terá que digitar o CNPJ 00.394.460/0572-59.
  4. Em nome da fonte pagadora, deverá colocar benefício emergencial de preservação do emprego e da renda. Este é o nome oficial do BEm. Por fim, coloque o valor que você recebeu durante este período. Basta agora apertar em ok para concluir seu envio de informações
  5. Pronto! Sua declaração do programa social já foi feita
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui