sexta-feira, dezembro 3, 2021

IPVA 2022 MT » Calendário, Pagamento, Valor e Consulta

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais tributos que são cobrados no Brasil, anualmente. O IPVA 2022 MT é destinado para todos aqueles que possuem um veículo registrado em seus nomes. E mais que isso, é uma taxa cobrada em todos os estados brasileiros.

Disso, no Mato Grosso, por exemplo, tendo ciência que restam pouco mais de dois meses para a virada do ano, o Governo do Estado e o órgão de trânsito da região já começaram a planejar melhor o IPVA 2022 MT. E abaixo, neste artigo, poderá confirmar as principais informações a respeito.

IPVA 2022 MT » Calendário, Pagamento, Valor e Consulta
IPVA 2022 Mato Grosso

Consulta IPVA 2022 MT

Para fazer a sua consulta ao IPVA 2022, o procedimento é muito simples. Confira abaixo os dois processos:

  1. Primeiramente, acesse o portal oficial do Departamento de Trânsito e Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
  2. Posteriormente, vá até serviços, consulta extrato do IPVA e preencha as informações
  3. Escreva o código e envie. Agora aparecerá a cobrança em sua tela
  4. Além disso, também pode fazer o acesso por meio do portal do Detran. Vá para o endereço eletrônico https://www.detran.mt.gov.br/-/10069117-ipva/.
  5. Vá para o menu de serviços, e disso, o site te direcionará automaticamente para o setor de downloads do boleto do imposto

Não deixe de conferir também como consultar o IPVA em outras regiões do Brasil:

Valor do IPVA 2022 MT

Com relação aos valores a serem cobrados no IPVA 2022 MT, tais informações ainda não foram divulgadas de maneira oficial. Isso pelo Governo do Estado do Mato Grosso, e também no DETRAN oficial da região.

Disso, vale a pena dizer que agora é possível consultar o seu tributo apenas por meio do site oficial do DETRAN ou até mesmo do SEFAZ. Disso, terá que informar os seus dados e até mesmo os do seu veículo, como RENAVAM ou chassi, para poder permitir.

Tabela do IPVA 2022 MT

Confira abaixo a tabela de datas a serem cumpridas no IPVA 2022 MT, segundo comunicado divulgado pelas entidades:

  1. Primeiramente, quem tem o veículo com a placa terminando em 1, 2 e 3, pagará em cota única em 10, 22 e 31/03, gozando de 5 e 3% de desconto
  2. Posteriormente, para aqueles que tem carros com a placa encerrando em 4, 5 e 6 pagará em cota única em 12, 20 e 30/04, com 5 e 3% de desconto
  3. Disso, para quem tem o veículo com a placa terminando em 7, 8 e 9 pagará em cota única em 10, 20 e 31/05, com 5 e 3% de desconto
  4. E por fim, carros com a placa encerrando em 0 pagará em cota única em 10, 21 e 30/06, com desconto em 5 e 3%, no máximo

Pagamento 2022 MT

Com relação aos pagamentos que devem ser feitos no IPVA 2022 MT, vale a pena dizer que o mesmo método será aplicado com relação ao ano passado. Ou seja, a fatura, por meio de um boleto bancário, será enviada até o endereço de sua residência.

O pagamento da guia do imposto automotivo pode ser realizado nos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil
  • Itaú
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Casas lotéricas

Lembrando que ainda há alguns lugares, como o Paraná, que já estão desenvolvendo outros procedimentos. Como por exemplo o pagamento por meio de um cartão de crédito, para o ano que vem.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui