terça-feira, abril 6, 2021

IPVA PR 2021 tem datas de pagamento alteradas; confira novo calendário

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) teve o pagamento de suas parcelas prorrogado, nesta semana, pelo menos, no estado do Paraná. Isso porque, o governo da região divulgou nesta quarta-feira (3 de fevereiro) as novas datas de vencimento do tributo. A medida foi feita para ajudar os donos dos veículos financeiramente, pelo menos pelo período estipulado.

Já contando, claro, com a situação econômica ruim na qual o país se encontra, por conta da pandemia do Covid-19. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações importantes a respeito deste tema. Principalmente qual será a nova data para pagamento do IPVA PR 2021.

Veja também: Carnê-Leão Web: Como utilizar serviço de declaração online

Calendário das novas datas de pagamento do IPVA PR 2021

Se te interessa saber o calendário das datas oficias para os parcelamentos do IPVA PR 2021, separamos abaixo estas informações, para você. Siga:

  1. Primeiramente, automóveis com placas de final 1 e 2 tem seus vencimentos previstos para 22/04, 18/05 e 21/06
  2. Posteriormente, veículos com placas de final 3 e 4 estão previstas para vencer em 23/04/19/05 e 22/06
  3. Automóveis com placa de final 5 e 6 vencerão em 26/04, 20/05 e 23/06
  4. Veículos com a placa final de 7 e 8 tem vencimento das parcelas previstas para 27/04, 21/05 e 24/06
  5. Automóveis com placa de final 9 e 0, por fim, vencem em 28/04, 24/05 e 25/06

Número de parcelas diferenciadas do IPVA PR 2021

Geralmente, o imposto do IPVA PR 2021 só pode ser parcelado em até três vezes, no máximo. Entretanto, neste ano, como exceção meio a pandemia do Covid-19, que afetou financeiramente diversas famílias, a Secretaria da Fazenda pensou em uma alternativa diferente. Esta foi o parcelamento em até cinco parcelas mensais, a partir de janeiro.

Portanto, para quem optou por este caminho, as duas iniciais já foram pagas. Por isso que o adiantamento das demais parcelas só valem para as três restantes. E para quem optou, naturalmente, por ir apenas pelas três vezes costumeiras, começará a valer a partir de agora, no mês de abril.

Para onde é destinado o IPVA PR 2021

Muitas pessoas acabam pagando o IPVA PR 2021 anualmente, e, em diversos casos, acabam se questionando para onde vai o dinheiro arrecadado, de tal tributo. Na verdade, segundo o próprio Governo Federal, a quantia que é juntada, é distribuída para todos os órgãos oficiais de trânsito, dos estados do Brasil.

Como por exemplo, no caso do Paraná, o Detran daquela região. Isso para que possam promover obras e melhorias nas ruas, e também no trânsito, para melhorar a vida dos motoristas.

Leia mais: Seguro-desemprego para suspensão de contrato pode voltar a ser pago

Consequências em caso de não pagamento

Se você não conseguir pagar o seu IPVA PR 2021, no prazo que foi determinado pelo Governo, saiba que isso talvez possa lhe gerar consequências. Até porque, multas sobre o valor total do imposto são aplicadas para aqueles que perdem a data de pagamento.

E esta, é acumulativa. Sem falar que, em casos mais extremos, é possível até mesmo que acabe tendo o seu veículo apreendido. E disso, ele poderia ficar no pátio central de sua cidade, até a quitação da dívida, caso necessário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui