sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Programa Bolsa Presença da Bahia: Como funciona e quem tem direito

A pandemia do Covid-19 foi de longe um dos acontecimentos mais graves na história recente do mundo. Até porque, basicamente todos os países de todo o planeta sofreram com o contágio e morte de diversas pessoas. No Brasil, não poderia ser diferente. Muitas famílias foram afetadas, não apenas contraindo o vírus, mas como também financeiramente.

Até porque, muitos perderam seus empregos, bolsas de estudo, e muitas outras oportunidades que estavam recebendo. Disso, o Governo do Estado da Bahia criou um novo benefício, para tentar amparar boa parte desses casos. Assim, o Programa Bolsa Presença da Bahia nasceu, com um pagamento que será feito muito em breve.

bolsa presença da bahia
Programa Bolsa Presença da Bahia: Como funciona e quem tem direito

Continue lendo: Auxílio Gás é criado pela Petrobras 

Quem pode receber o Programa Bolsa Presença da Bahia?

Vale a pena dizer que o Programa Bolsa Presença da Bahia foi criado pelo Governo do Estado da Bahia pensando em todos os estudantes de sua região. Disso, o mesmo é direcionado exclusivamente para famílias de baixa renda. Essas que tenham algum aluno assíduo nas salas de aulas, com atividades pertinentes ao currículo escolar.

Lembrando ainda que essa será a oitava parcela do programa social, que já está pagando os estudantes há um bom tempo. Além disso, quem tiver participação nas ações avaliativas de aprendizagem que são promovidas nas escolas também se tornam elegíveis a poderem participar do projeto.

Acompanhe também: Auxílio Brasil tem risco de não pagar valor prometido

Valor pago e investimento no Programa Bolsa Presença da Bahia

O valor pago no Programa Bolsa Presença da Bahia é algo que já foi estipulado pelo Governo do Estado da Bahia. Ao todo, os aprovados no projeto estão recebendo da entidade estadual uma quantia máxima de R$ 150,00. Isso claro, para as famílias dos alunos, no caso de serem inscritos menores de idade.

O programa teve R$ 469 milhões de investimento no programa social. E ao todo, deverá atender um público máximo de 421.308 famílias. E dessas, são representados 528.213 estudantes da rede pública de região. Quem estuda na rede particular, por exemplo, não poderá participar do mesmo.

Vale a pena lembrar também que o Programa Bolsa Presença da Bahia foi criado pelo Programa Estado Solidário, sendo um de seus principais braços. Tudo para diminuir os impactos sociais sofridos pelas famílias de baixa renda, com relação a pandemia do Covid-19. E principalmente, também, a crise econômica que vivemos no Brasil, na atualidade.

Disso, ainda em setembro desse ano, o governo ampliou a vigência e aconcessão do benefício por meio de uma publicação em portaria, pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). A expectativa é atingir cada vez mais pessoas, no futuro próximo.

Continue lendo: Inscrição Bolsa do Povo está aberta

Outros programas sociais

Uma vez claro que o Programa Bolsa Presença da Bahia foi desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia, temos também alguns outros programas sociais que foram criados. Esse, entretanto, em âmbito federal. Como por exemplo o Bolsa Família, que agora foi transformado em auxílio Brasil, e que já está sendo pago pelo governo.

Disso, há o auxílio emergencial, que foi pago em sete meses, até que finalmente teve a suspensão do mesmo em novembro. Então, temos alguns benefícios direcionados para empresas, como é o caso do PRONAMPE, que cria linhas de crédito para companhias. E também, o Programa Brasil Mais, que oferece uma melhor capacitação profissional para os funcionários.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui