O saque emergencial do FGTS se tornou um dos benefícios mais cruciais no país em 2020. Isso porque, o mesmo foi criado meio a pandemia do Covid-19, para auxiliar diversos trabalhadores que se encontravam em uma situação financeira ruim. Fosse por terem perdido seus empregos, ou por terem jornadas de trabalho e salários reduzidos. Além disso, alguns empreendedores até tiveram que fechar seus negócios.
Entretanto, desde o último pagamento em dezembro, o mesmo está suspenso. E a expectativa é de que o Governo Federal não libere o programa social para este ano. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito do assunto, e o porquê isso deve acontecer.
Porque o saque emergencial do FGTS está suspenso?
Originalmente, a expectativa era a de que o saque emergencial do FGTS voltasse a ser pago em junho deste ano. Entretanto, o mesmo foi prorrogado para o começo do ano de 2022. E agora, teve seus pagamentos suspensos, por tempo indeterminado. De acordo com o Governo Federal, a liberação deste recurso pode comprometer toda a sustentabilidade do Fundo de Garantia.
E considerando a importância do programa social para os trabalhadores, isso é algo que não pode acontecer. Sem falar que o governo está estudando utilizar o que mais há nos cofres públicos para a criação de outros projetos, que vão amparar financeiramente a população, meio a esta pandemia global.
Saque emergencial do FGTS: recursos
Um outro motivo para o saque emergencial do FGTS estar suspenso por tempo indeterminado é pela importância de onde seus recursos são utilizados. No caso, de acordo com o próprio Governo Federal, os mesmos são usados para os financiamentos habitacionais, e também para obras de saneamento e infraestrutura.
Como por exemplo o programa Casa Verde e Amarela, e agora, o Aluguel Social, que chega para ser um projeto complementar. Disso, é mais um motivo do porquê liberar a retirada de mais um saque de valor pode destruir completamente o fundo guardado.
Saque emergencial do FGTS: quando será liberado?
Ainda não é possível afirmar quando o saque emergencial do FGTS será liberado. Até porque, o Governo Federal está preocupado com outras coisas, como por exemplo, a criação de outros programas sociais.
Para este ano, por exemplo, já foram aprovados o retorno do auxílio emergencial, por quatro meses, e também, a antecipação do 13º salário, de dezembro, para estes próximos dois meses. Tudo isso direciona muito dos cofres públicos para a população. Mas isso não deverá ser tudo.
Novos projetos a caminho
Recentemente, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Governo Federal já tem planejado todos os custos até mesmo para futuros programas sociais, ainda nesta pandemia do Covid-19. E que disso, poderão surgir outros projetos. Como por exemplo, um novo auxílio emergencial, até o fim do ano, ou prorrogar este que já está correndo.
Sem falar que o Bolsa Família também tem uma proposta de reforma acontecendo, para aumentar o valor do benefício. Atualmente o mesmo paga R$ 192,00 por pessoa. Entretanto, a mudança faria com que o benefício subisse para a casa dos R$ 250,00. Um aumento significativo.