quinta-feira, setembro 23, 2021

Seguro desemprego 2021: Como funciona o cálculo do valor

O seguro desemprego 2021 é um dos principais benefícios recebidos em todo o país. O mesmo foi criado pelo Governo Federal, já há muitos anos. Além disso, e totalmente destinado para a classe trabalhadora do país. Desde que claro, tenham sido registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), e que não tenham sido demitidos por justa causa.

Outras pequenas situações também se adequam aqui, mas fique tranquilo, pois as explicaremos neste artigo. Além disso, também falaremos mais a respeito do pagamento deste programa social mediante a quem já participa do Benefício Emergencial (BEm). Confira abaixo os dados.

seguro desemprego 2021

Quem pode receber o seguro desemprego 2021?

Para receber o seguro desemprego 2021, é necessário atingir algumas exigências. São elas:

  1. Primeiramente, ter sido demitido sem ser por justa causa, além de estar sem emprego quando fizer a solicitação
  2. Posteriormente, ter recebido ao menos 12 salários nos últimos 18 meses, para quem vai fazer a primeira solicitação. Para a segunda, tem que ter trabalhado nove meses nos últimos doze
  3. É necessário também que tenha sua carteira assinada em todos os últimos 6 meses, se for seu terceiro pedido. Além disso, não é permitido que tenha renda própria para o seu sustento, e também, o de sua família
  4. E por fim, não pode receber benefício de prestação continuada. Isso só é exceção para pensão por morte e auxílio acidente

Valor do seguro desemprego 2021

O seguro desemprego 2021 possui algumas faixas diferentes de pagamento. Mas, no geral, saiba que ele vale por uma média de seus três últimos salários recebidos, em seu último emprego. A quantia mínima não pode ser inferior a um salário mínimo. Atualmente, o mesmo está na casa dos R$ 1.110,00.

Já o máximo permitido também não pode ultrapassar os R$ 1.911,84, que é o teto de benefício. Caso não tenha três salários, será feito o cálculo com base nos últimos dois pagamentos, ou apenas um, para quem só se manteve em um mês.

Seguro desemprego 2021 no BEm

Para quem não sabe, o BEm tem um papel fundamental para a população. Até porque, por conta da pandemia do Covid-19, diversas empresas tiveram que cortar gastos, e dispensar funcionários. Nos casos mais brandos, foi feita uma diminuição da carga horária e de salário.

Mas, disso, as pessoas estavam saindo prejudicadas. Então, o Governo Federal ficou encarregado de pagar uma parcela do que foi descontado do salário da pessoa. E quando solicitasse o seguro desemprego 2021, teria o reajuste feito por meio do mesmo.

Mais benefícios estão sendo feitos

Além do seguro desemprego 2021, existe uma verdadeira série de benefícios que estão sendo elaborados pelo Governo Federal. Como por exemplo, o auxílio emergencial, além da reforma do Bolsa Família, que está prevista para acontecer após o mês de julho. Além disso, diversas prefeituras municipais estão também preocupadas em garantir a sobrevivência de sua população.

Muitas estão criando auxílios para garantir que o povo possa pelo menos se alimentar. Enquanto outros estão investindo na educação, principalmente para quem está matriculado na rede pública. Basta se consultar em sua cidade.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui