sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Simulado SISU 2021: como simular notas de corte com o ENEM

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é mais um programa estudantil, que visa auxiliar estudantes a ingressarem instituições de ensino superior. Estas, entretanto, em sua maioria esmagadora, faculdades públicas, como as estaduais e federais. As notas de corte são feitas com base em seu desempenho na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

E já na próxima semana, no dia 29 de março, será divulgada a nota oficial do maior teste do Brasil. Com isso, diversos estudantes poderão fazer o simulado SISU 2021, para verificarem se são elegíveis ou não a alguma universidade. Neste artigo, falaremos mais a respeito deste assunto.

 

Datas para inscrições, anteriores ao simulado SISU 2021

O simulado SISU 2021 já poderá ser feito pelos estudantes, a partir da próxima semana. Conforme divulgamos anteriormente, as notas do ENEM já serão disponibilizadas em 29 de março. E disso, será possível verificar se conseguiu uma vaga ou não. Os resultados oficiais, além do período de inscrição do SISU, entretanto, abrem apenas uma semana depois disso. Os mesmos estão previstos pelo Ministério da Educação (MEC), a partir dos dias 6 e 9 de abril. Além disso, há também outros períodos que já foram divulgados pelo maior órgão educacional em nosso país.

Como por exemplo, o resultado da chamada única do SISU 2021 será divulgado pela entidade apenas em 13 de abril. Além disso, a matrícula ou registro acadêmico vão de 14 a 19 de abril. Para manifestar seu interesse em participar da lista de espera vai de 13 a 19 de abril. Vale a pena lembrar aqui que as datas podem ser prorrogadas pelo MEC, caso achem necessário. Lembrando que para o FIES 2021, o Financiamento Estudantil, o prazo da lista de espera foi prorrogado por mais duas semanas. Vai depender muito de quantas vagas ainda estejam disponíveis no momento em que for se inscrever.

Como fazer o simulado SISU 2021

Não confunda o simulado SISU 2021 com uma prova. Na verdade, esta é apenas uma mera ferramenta disponibiliza em diversos sites. Estes utilizam sua nota no ENEM, sua cidade, e também o curso que você deseja.

E disso, calculam a probabilidade de você ser aceito em diversas unidades. Listando, claro, pela mais provável, até a menos provável. E ainda mostra qual seria sua posição na fila, se claro, não conseguir passar em primeira chamada. Muitos destes sistemas utilizam as notas de cortes oficiais já disponibilizadas pelas faculdades.

Que universidades aceitam o SISU 2021?

O programa SISU 2021 não é muito comum para quem busca vagas em instituições de ensino superior privadas. Até porque, o mesmo só é utilizado para quem quer participar de alguma universidade pública. Independentemente dela ser estadual ou federal. Lembre-se que aqui é necessário que você tenha ao menos uma grande nota no ENEM.

Aí, neste caso, se optar por usar o programa, nem sequer precisará fazer o vestibular, caso não queira. Mas, se preferir ter certeza em sua vaga, ainda pode realizar a prova para tentar outro caminho, caso não consiga entrar pelo SISU. Ou até mesmo, caso não tenha obtido uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui