quinta-feira, outubro 28, 2021

Nota do ENEM: Quando o MEC irá liberar as notas da prova?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais importantes em todo o país. Isso porque, diversas universidades acabam utilizando as notas de tais testes, como notas de cortes em seus cursos. Ou seja, este elimina a possibilidade de estudantes terem que realizar seus vestibulares, e passarem incansáveis horas estudando, para serem aprovados.

Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, no último ano, e ainda em andamento neste, todos os calendários foram alterados. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações de quando será disponibilizada a nota do ENEM. Isso claro, com base nos dados oficiais divulgados pelo INEP.

Quando será divulgada a nota do ENEM?

Segundo comunicado oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é a entidade responsável pela administração das provas, a nota do ENEM sairá agora, no dia 29 de março. Isso vale para todos os testes que foram feitos de maneira presencial, seja no papel impresso, ou no modelo digital.

E para os alunos treineiros, que fizeram simulados do mesmo, o resultado de seus testes só será disponibilizado no dia 29 de maio. Ou seja, daqui pouco mais de dois meses. Disso, os estudantes já poderão ter acesso aos dados para encaminharem às suas respectivas universidades. O gabarito do ENEM 2021, entretanto, já está disponível para download.

Nota do ENEM é utilizada em diversos programas

Se você tem dúvida de como a nota do ENEM é utilizada, saiba que a mesma é aceita em diversos programas estudantis. Como primeiro caso, temos o SISU. Depois o PROUNI, e até mesmo o FIES 2021. Ou seja, o desempenho de seu teste de ensino médio pode ser utilizado tanto para garantir uma bolsa de estudos em uma faculdade pública (federal ou estadual) ou até mesmo para uma privada.

Isso sem falar em descontos em programas de financiamentos, e também para garantir sua vaga na frente de algum outro aluno. Isso claro no caso de ser um curso extremamente concorrido. Aí sua nota pesará mais neste aspecto.

Atraso por pandemia prorrogou prazos

Originalmente, o grande teste costuma ser realizado no mês de novembro, sempre aos finais de semana. Até porque, são dois dias de prova, com o segundo tendo a tão temida redação. E disso, as notas do ENEM são divulgadas cerca de dois meses depois. Mais precisamente, no fim de janeiro.

Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, as provas precisaram ser adiadas para o mês de janeiro, ainda com o risco, por muito tempo, de sequer poder ser feita. E disso, a divulgação dos resultados também atrasou, sendo jogada para dois meses à frente.

Como utilizar sua nota do ENEM

Se você conseguiu uma boa nota do ENEM e quer utilizá-la para algum propósito, o procedimento varia muito do que você deseja. É necessário primeiro entender se quer alguma bolsa em universidade privada, entrar em uma pública, ou apenas financiar seu curso pago.

Independentemente do método que escolher, é necessário entrar em contato com a entidade responsável. Seja ela o SISU, o PRUNI, ou até mesmo o FIES. Disso, eles te mostrarão o melhor caminho e como poderá se inscrever, e concorrer a uma das dezenas de vagas que possuem.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui