sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Fies e Prouni 2021: Veja quando devem abrir vagas do segundo semestre

O FIES e PROUNI 2021 são dois dos maiores programas educacionais do Brasil. Ambos foram criados e são geridos pelo Ministério da Educação (MEC). Um deles remete a um projeto de financiamento estudantil, enquanto que o outro oferece bolsas de estudo totalmente gratuitas.

Mas claro, ambos utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como notas de corte. Lembrando que em um você terá que pagar o curso após sua conclusão, e no outro não. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito de cada um destes. E claro, quando deverão ser divulgadas as vagas para o segundo semestre.

FIES e PROUNI 2021: o que é o FIES

Começando do primeiro programa do FIES e PROUNI 2021, o FIES tem este nome por sua sigla de Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Ou seja, neste, qualquer estudante que já tenha completado o ensino médio, por uma escola pública, e que tenha uma baixa renda mensal, poderá participar.

No caso, será feito um financiamento do valor de todo o curso de sua escolha. E disso, terá que começar a pagar o mesmo só após a conclusão dele. Ou seja, poderá cursar tranquilamente na faculdade sem ter que se preocupar em pagar nada, na hora.

FIES e PROUNI 2021: o que é o PROUNi

Seguindo as explicações do FIES e PROUNI 2021, o próximo da lista é o PROUNI, que recebeu este nome do Programa Universidade Para Todos. Neste ele funciona totalmente o contrário do FIES, pois não há nenhuma cobrança. Na verdade, o projeto é responsável por dar diversas bolsas de estudos aos alunos.

Entretanto, apenas para instituições de ensino superior particulares. Ou seja, aquelas que possuem mensalidade e matricula pagas. No caso das públicas, o programa responsável por isso é o SISU. Ele também utiliza a nota do ENEM como critério.

Quando se iniciará o FIES e PROUNI 2021 para o segundo semestre?

Por conta da pandemia do Covid-19, o Ministério da Educação (MEC) precisou alterar todo o calendário de suas provas e programas. E com isso, o ENEM foi adiado por quase três meses, o que resultou em diversos atrasos e divulgações de resultados. Por isso, o FIES e PROUNI 2021 para o primeiro semestre não contou com a edição de 2020 desta prova. Na verdade, foi válido o ENEM 2019 para que pudessem ser simuladas as notas de cortes, para cada curso e suas respectivas faculdades.

Já para o segundo semestre, o FIES e PROUNI 2021 têm a promessa de seguir o calendário normal. Isso claro, considerando que a situação já tenha sido regularizada. E mesmo que a pandemia do Covid-19 permaneça ativa, não deverá mais ter um grande impacto no programa. Até porque, as notas do ENEM já foram divulgadas. Apesar disso, o MEC ainda não divulgou uma data oficial para que os estudantes possam começar a se cadastrar. Estimamos que a entidade só libere novos registros a partir do mês de maio. Ou então, no máximo, o de junho, já que o segundo semestre letivo entre as faculdades geralmente começa no fim de julho ou no começo de agosto.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui